Retrospectiva Canaltech: os melhores memes de 2017

Por Felipe Demartini | 29 de Dezembro de 2017 às 12h14

2017 foi um ano turbulento. O Brasil ainda se encontra em plena crise na economia e ainda enfrenta uma gigantesca turbulência política, dando sinais de que o ano que vem será ainda pior nesse quesito. Fora das nossas fronteiras, ameaça de conflito armado, terrorismo e intolerância. Mas uma indústria jamais parou e nem dá sinais de redução de atividade: a dos memes.

Mostrando um espírito maroto e uma capacidade incrível de se divertir mesmo diante do pior dos desastres, o ser humano mostrou neste ano que sempre é possível tirar uma risada de qualquer situação. Seja participando de um clipe de Katy Perry, tomando um banho de neve enquanto espera o trem ou infeliz com o presidente, a internet sempre nos proporcionou coisas sem sentido e incrivelmente engraçadas.

Tanto que fazer uma lista com os melhores memes de 2017 não foi tarefa fácil, tamanha a produção destas iguarias internéticas ao longo do ano. Por isso, seguimos aqui uma metodologia inexistente, assim como a razão de ser de muitos memes: observamos listas de melhores memes a cada mês, puxamos um pouco da memória e aplicamos nosso gosto pessoal para compor a lista dos 10 melhores memes nacionais e internacionais (ou mais, já que existem easter eggs no meio do texto).

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A relação não está em ordem nenhuma e, claro, muita coisa ficou de fora. Chega a ser impossível dar conta de tudo, por isso não deixe de usar a caixa de comentários para deixar sua sugestão ou lembrança e, também, indicar aquele meme surgido após a publicação dessa lista. Afinal de contas, a internet não tem recesso.

Melhores memes brasileiros de 2017

O ano já começou com a produção de um hit para o Carnaval e mostrando que, assim como na vida, na internet tudo segue um fluxo. Há quem diga que a música original da empresa Ultragaz foi baseada em “Für Elise”, de Beethoven. Depois de anos tocando todas as manhãs na casa dos brasileiros, ela ganhou uma versão bem mais animada e em ritmo de funk, que tomou conta da internet. Um bom exemplo de renovação e criação de lembranças que jamais serão esquecidas.

Outra faixa que ganhou vida nova em 2017 foi Sweet Dreams, do Eurythmics. E, para desespero de muito gótico ou de pessoas que se levam a sério demais, novamente o culpado foi o funk. Mais especificamente, uma edição sobre trechos do programa Casos de Família, do SBT, no qual um jovem mostra suas habilidades no rebolado com direito a espacate e tudo.

Acabou virando um ícone de aterrissagem triunfal maior do que o “super hero landing”, de Deadpool.

Outro hit que voltou à vida, desta vez, pela segunda vez, foi Evidências, de Chitãozinho & Xororó (a primeira vez foi em 2008, em uma regravação ao lado da banda Fresno). É claro, você pode argumentar que esse hit eterno nunca morreu, e estaria certo, mas também não pode negar que ele jamais esteve respirando tanto. Hoje, o hino é aclamado em 10 de cada 10 karaokês ou rodinhas de pessoas embriagadas por todo o Brasil.

E enquanto muitos fãs ou não esperavam a parceria entre Anitta, Major Lazer e Pabllo Vittar, mais um meme surgia. Ao publicar um vídeo dos bastidores do clipe, a cantora carioca queria exibir, de forma engraçada, um medo comum de cobras.

Nascia ali, entretanto, uma alegoria para a vida real e para o temor diante de responsabilidades, boletos e dilemas da vida adulta.

E para encerrar nossa sequência musical de memes, é preciso lembrar da coroação da rainha da internet. Gretchen já tinha seus gifs e vídeos espalhados pela internet e sendo usados como reação em qualquer tipo de situação, mas foi em 2017 que ela chegou a seu patamar máximo, sendo convidada por Katy Perry para ser a estrela do lyric video de Swish Swish, aqueles clipes preliminares que ensinam as pessoas a cantar antes da liberação do vídeo oficial. Long live the Queen.

Uma semelhança de conceito fez com que uníssemos três memes que surgiram separadamente em uma única menção de nossa lista. Afinal de contas, quem não tem aquela amiga tão friend que, se juntas já causariam, imagina só se estivessem juntas?

Um show de redundância e domínio da língua inglesa que dominou a internet em 2017 e só não é melhor do que churros, que são gostosos demais, e de um bom bolo sabor cake.

Essa semana recebi muitaaas directs de homens , namorados/maridos, querendo saber sobre o #estril pq querem presentear suas amadas, que sofrem com estrias e algumas que estão na fase de gestação (para prevenção afinal a pele está crescendo e muitas chances das estrias aparecerem), achei o máximo essa preocupação em querer ajudar suas parceiras! GESTANTES, MAMÃES QUE ESTÃO AMAMENTANDO, HOMENS, ADOLESCENTES, TODOOS podem usar o kit estril da @alobelaoficial Estrias brancas, vermelhas, novas e antigas, agora tem solução! ??? informações e vendas , SOMENTE NO WHATS: 11 994549230 EXTERIOR: +5511994549230 Quem já está usando, continuem me mandando um feedback sobre o que estão achando do produto! #solucao #xoestrias #estril #alobela #dicasdagra #bumbumnanuca #teamgracyanne ???

Uma publicação compartilhada por Gracyanne Barbosa (@graoficial) em

Uma teoria de conspiração que também pode ser um grande alerta para a musa fitness Gracyanne Barbosa. Seria bom se ela desse uma olhada com mais atenção em Thor, seu pitbull, já que tem muita gente achando que tem uma pessoa vestida de cachorro ali, diante de tamanha expressividade no rostinho. Deus do trovão, ator e, mais do que nunca, digno de um posto entre os melhores dogos de 2017.

A prefeitura da cidade de Jequié (BA), às vésperas da volta às aulas, mandou produziu as mochilas que seriam entregues aos alunos do município. Tudo nos conformes, não fosse o fato de o responsável ter esquecido de verificar o tamanho do produto em relação aos alunos de pré-escola que os usariam. O resultado? Malas que comportam os próprios estudantes em seu interior. A imagem fala por si só.

O que pesa mais, um quilo de tomates ou um quilo de chumbo? Essa pergunta universal ganhou novos ares em 2017 pela voz de Gustavo Leme, que queria saber o mais rápido a 80 km/h, um Celta 2012 ou um carro pica - que, queremos acreditar, é um Uno com escada em cima. O internauta levantou dúvidas sobre a resposta dada pelo seu companheiro, mas uma questão nunca foi respondida: afinal de contas, qual é o mais veloz na opinião do internauta? Em tempo: o diálogo é de 2015. Mas como todo bom vinho, precisou de um tempo para envelhecer e ganhar o mundo, algo que aconteceu apenas neste ano.

;-)

Aqui, nem precisamos dizer mais nada. E se você ainda não foi agraciado pela interpretação vocal de Alexis Texas em uma mensagem vinda diretamente do WhatsApp, com certeza ainda será. Sua hora vai chegar, pode aguardar. Sem spoilers.

Melhores memes internacionais de 2017

Uma brincadeira antiga, bastante vista em filmes e tradicional entre as crianças americanas, ganhou destaque neste ano. Quando alguém grita que “o chão é lava”, basicamente, você precisa se agarrar em algo para não morrer queimado. A desculpa perfeita para pregar peças e fazer os amigos passarem vergonha em lugares públicos.

Era para ser uma homenagem, mas o tiro acabou saindo pela culatra - ou não. Um busto do astro do futebol Cristiano Ronaldo, inaugurado em um aeroporto da Ilha da Madeira, em Portugal, tomou a internet devido à reprodução, digamos, peculiar do atleta. O resultado foi uma chuva de memes e o uso extensivo do Photoshop para tirar sarro da situação que, segundo consta, não teria agradado em nada à administração local.

Não foi só Gretchen que alcançou notoriedade internacional em 2017, uma das personagens mais tradicionais do folclore nacional, também. A Cuca virou mania nos EUA, onde foi chamada até de Cucussy ou, simplesmente, de “jacaré” ou “crocodilo”, chamando a atenção pelos cabelos sedosos e atitude afrontosa. Rolou até camiseta e um indício de mais uma guerra memeal, já que teve muito brasileiro que não queria deixar isso barato.

Por mais que o Instagram esteja dando uma surra no Snapchat, foi da rede social do fantasminha que surgiu outro dos memes mais populares de 2017 nos Estados Unidos. Um simpático cachorro quente dançarino deu as caras em tudo quanto é lugar por meio da realidade aumentada, em mais um caso de piada sem sentido algum tomando conta da internet.

Você precisa trabalhar, mas o seu cérebro está pensando em outra coisa. No nosso caso, é na torcida para que o cantor Vitas seja a grande estrela da abertura da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Nada mais apropriado para alguém reconhecido em seu país natal como o “Príncipe da Voz de Golfinho”.

Há quem diga que o Brasil é o país dos espertinhos, mas foi nos Estados Unidos que nasceu o maior ícone da sagacidade mental. O Roll Safe, uma imagem do ator Kayode Ewumi em uma série feita exclusivamente para a internet, se tornou sinônimo de conclusões maravilhosas sobre a vida, o universo e tudo mais.

Ventos de mais de 200 km/h atingiram o estado americano da Flórida no mês de setembro, com a passagem do furacão Irma. E entre a população local, o meteorologista Juston Drake pode dizer que sentiu na pele a força da ventania ao descer do carro para coletar dados, em pessoa, sobre a tempestade. Em uma cena típica de filme, ele mal consegue parar em pé, em um ato que contraria, inclusive, todas as recomendações de segurança.

Quem não gosta de uma carne bem temperada? Tudo fica melhor ainda quando o bife vem com sabor de amor e estilo, e não há exemplo melhor para isso do que Salt Bae. É essa a alcunha que o chef turco Nusret Gökçe recebeu em 2017 por seu jeito todo próprio de salgar a comida, além dos cortes precisos e maravilhosos. Nem mesmo Leonardo DiCaprio escapou, e mesmo sendo vegano, pôde ver a magia bem de perto.

A comparação com uma criança mimada é uma das críticas mais comuns ao presidente americano Donald Trump, um forte adepto da verborragia na internet. Esse caráter ganhou ainda mais força quando, ao assinar uma de suas primeiras ordens executivas, ainda em fevereiro, ele se viu transformado em um desenhista dos melhores, quando a comparação, claro, é com garotos na fase pré-escolar. O orgulho com o qual ele mostra seus desenhos é de encher os olhos.

A cerimônia do Oscar, por si só, já é uma gigantesca fábrica de memes. Em 2017, entretanto, não foram as selfies de astros ou as quedas de Jennifer Lawrence que chamaram a atenção, mas sim as mãos, no mínimo, esquisitas e desproporcionais da atriz Nicole Kidman, mostrando que não sabe muito bem como se aplaude alguém durante a cerimônia.

O evento também foi palco de um dos maiores fails de todos os tempos, quando o vencedor de nada menos do que o prêmio mais importante, de Melhor Filme do ano, foi dado para a produção errada. Os produtores de La La Land: Cantando Estações foram chamados ao palco para, durante o discurso, perceberem que a estatueta, na verdade, era de Moonlight. Vale a pena rever a cena, reparando na reação de Ryan Gosling. A situação, ainda, serviu para lembrarmos de outro fracasso monumental, o engano durante a cerimônia da Miss Universo 2015.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.