Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Retrospectiva Canaltech: os 10 tutoriais mais lidos em 2017

Por| 27 de Dezembro de 2017 às 08h50

Link copiado!

Retrospectiva Canaltech: os 10 tutoriais mais lidos em 2017
Retrospectiva Canaltech: os 10 tutoriais mais lidos em 2017

Dentro da série de retrospectivas para este fim de ano, o Canaltech preparou esta que mostra quais foram os dez tutoriais mais lidos em 2017. Juntos, formam um bom guia para quem gosta de tecnologia, mas precisa de uma ajudinha extra para resolver problemas comuns nesta época de conectividade.

Você vai encontrar aqui, por exemplo, tutoriais para excluir contas em redes sociais. Ou aquele que dá uma ajuda providencial para quem perdeu seu Android — o mais lido do ano. Tem também aquela mãozinha para você tirar sua segunda via do CPF.

Prepare-se para conhecer os dez mais do Canaltech.

1. Como rastrear seu Android perdido ou roubado

Continua após a publicidade

Perder o celular é um dos grandes traumas que alguém pode passar. Nossas vidas estão praticamente concentradas nesse dispositivo. São fotos, contatos, mensagens, redes sociais, vídeos, e ficar sem todo esse conteúdo pode causar muita dor de cabeça.

Sem contar a questão financeira, de ter de adquirir um novo aparelho.

Não à toa este é o tutorial mais lido de 2017. Por meio das explicações didáticas, o usuário é capaz de encontrar seu dispositivo. Para isso, nem é necessário que o GPS esteja ligado.

O serviço do Google funciona para tablets com Android também. O tutorial orienta o usuário a configurar esse serviço e também a deixar o aparelho rastreável.

Continua após a publicidade

2. Saiba como ter duas contas do Whatsapp em um mesmo celular

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, tanto que, quando ele é bloqueado pela Justiça, causa uma comoção nas redes sociais.

Outra característica do brasileiro é ter um celular com dois chips, muito útil para quem presta serviço, por exemplo. Como o WhatsApp não permite que duas contas sejam ativadas no mesmo aparelho, o jeito para usufruir do mensageiro é apelar para um aplicativo que abre caminho para o uso simultâneo de dois números de celular.

Continua após a publicidade

O OGWhastapp está disponível somente para Android. O tutorial ensina a configurar o aparelho para receber o aplicativo e depois a cadastrar as duas contas.

3. Como baixar vídeos do Facebook sem nenhum programa

Encontrou um vídeo no Facebook que você quer rever quando quiser, sem precisar acessar a rede social? Só se você baixar, certo? O problema é que o Mark Zuckerberg não permite o download dessa mídia, e a solução é recorrer a sites de terceiros.

Continua após a publicidade

Esse caminho não exige que você baixe um aplicativo para ter o vídeo na sua máquina. Um deles é o FB Down. Por meio dele, o usuário pode ter no seu HD todos os vídeos que quiser, desde que eles estejam em modo público.

O tutorial mostra como baixar os vídeos sem complicação.

4. Aprenda a recuperar mensagens e conversas excluídas por engano no WhatsApp

Continua após a publicidade

A popularidade do WhatsApp é daqueles aplicativos que usamos quase que de forma compulsória. Neste segundo tutorial sobre o app na lista dos dez mais, o usuário distraído, que apaga sem querer uma mensagem ou conversa, fica sabendo como recuperar esse conteúdo.

Apesar de o WhatsApp ter um backup próprio e automático, o sistema não é tão simples de ser feito. Portanto, esse tutorial é uma mão na roda para quem apagou alguma coisa por engano. Importante: as dicas funcionam para o Android e só recuperam mensagens dos últimos sete dias.

5. Como solicitar a segunda via do CPF pela internet

Continua após a publicidade

Quando a gente perde um documento, seja por descuido ou por ter sido roubado, o trauma não se encerra após se recuperar do fato, pois agora surge a necessidade de tirar a segunda via dos documentos. E isso, em alguns casos, significa entrar em diversas filas.

Não é o caso do CPF. A Receita Federal tem um sistema bem simples para quem precisa da segunda via do documento. Com alguns passos, a pessoa consegue solicitar a nova versão, sem precisar encarar filas.

O tutorial ensina o passo a passo, tanto para quem declara Imposto de Renda como para quem ainda não se submeteu ao Leão.

Continua após a publicidade

6. Como excluir uma conta no Instagram

Você já contou quantas redes sociais você usa? Quantas atualizações você publica por dia em todas elas? Essa grande quantidade pode fazer com que a pessoa canse de estar presente em tantos lugares.

Se for o seu caso e se você quiser sumir do Instagram, este tutorial explica como sair da rede social de fotos em poucos passos.

O passo a passo mostra que há duas formas de exclusão: temporária e permanente. Tudo feito sem burocracia e de forma bem simples.

Continua após a publicidade

7. Como postar fotos no Instagram pelo computador

Apesar de ser uma rede social bem popular, o Instagram tem algumas restrições que exigem manobras do usuário para poder usá-lo de maneira mais livre. Uma delas é a possibilidade de postar fotos diretamente de um desktop.

Para fugir do bloqueio, o jeito é usar aplicativos de terceiros que encontram atalhos para publicar as fotos sem precisar do celular. Um deles é o Gramblr, disponível para Windows e macOS. O tutorial dá o caminho das pedras direitinho e mostra como ele funciona e como usá-lo.

Continua após a publicidade

8. Como excluir minha conta no Twitter

Outro tutorial que ensina como sair de uma rede social e apagá-la definitivamente entrou no top 10 do Canaltech de 2017. Depois do Instagram, é a vez do Twitter.

Este passo a passo mostra como o usuário pode excluir sua conta do microblog, ou seja, em vez de deixar o perfil parado e visível para os seguidores, a exclusão elimina o perfil de vez. Dessa forma, ninguém mais consegue acessar seu conteúdo. São apenas quatro passos até você dar adeus em definitivo ao Twitter.

Continua após a publicidade

9. Aprenda a excluir sua conta do Uber

Os aplicativos de mobilidade vêm crescendo no Brasil. Até há pouco tempo, o Uber reinava sozinho, mas hoje tem a companhia de outros concorrentes. Se você escolheu seus preferidos e deixou de usar o Uber, pode ser a hora de fechar sua conta.

Este tutorial ensina como a excluir a conta diretamente pela página de suporte da empresa, além de dar dicas importantes para o processo.

10. Descubra qual fonte foi usada no texto de uma imagem ou foto

Para fechar esta retrospectiva, chega um tutorial ideal para quem é designer. Esse profissional tem uma certa fissura pela fonte ideal. Afinal, esse detalhe pode fazer a diferença na hora de conceber um projeto, dando charme e clareza à mensagem.

Quando alguém topa com uma fonte perfeita para um projeto enquanto está navegando e não consegue identificá-la, bate aquele desespero. E não adianta trocar mensagens com amigos, ninguém sabe a resposta.

Pois este tutorial resolve esse problema em poucos minutos, ao explicar como funciona o site MyFonts: What the Font. Ao carregar uma imagem, a aplicação não só identifica como oferece a possibilidade de baixar ou comprar a fonte.