Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Resumão | Comece a semana bem informado sobre o mundo tech (07/05 a 13/05)

Por| 14 de Maio de 2018 às 07h30

Link copiado!

Resumão | Comece a semana bem informado sobre o mundo tech (07/05 a 13/05)
Resumão | Comece a semana bem informado sobre o mundo tech (07/05 a 13/05)

Mais uma semana se inicia, e o noticiário tecnológico da semana passada trouxe muita coisa bacana, entre outras notícias não tão agradáveis assim.

Então, neste comecinho de segunda-feira, confira o resumão do Canaltech, e tenha mais assuntos para debater com seus colegas de trabalho até a hora do almoço, mostrando que você está super por dentro do mundo tech (ainda que não tenha tempo de acompanhar tudo o que noticiamos na semana que passou).

Novidades da Microsoft

Na última semana, a gigante de Redmond realizou mais uma edição da Build, sua conferência anual voltada a desenvolvedores. Entre as diversas novidades anunciadas por lá, rolou o anúncio de que o Windows 10 já está presente em 700 milhões de aparelhos em todo o mundo. Isso significa que, em um período de um ano, o SO da Microsoft cresceu em 40%, ao menos no que diz respeito à quantidade de máquinas rodando o Windows 10.

Continua após a publicidade

Além disso, está chegando um novo app chamado Your Phone, que serve para espelhar a tela entre smartphones e o Windows. E o mais bacana é que o app será compatível com Android e também com iOS!

Outra novidade interessante é a Linha do Tempo para o Windows 10, que mostra um histórico universal de tudo o que o usuário fez na máquina nos últimos 30 dias. E a funcionalidade também chegará para smartphones e tablets sincronizados com a mesma conta, e tanto faz se o usuário tiver um Android o ou iOS.

Correios, de mal a pior

Continua após a publicidade

Apesar do sigilo, caiu na rede a notícia de que os Correios fecharão 513 agências, demitindo 5,3 mil funcionários no processo, o que deve acontecer em todo o território nacional. A ideia, aqui, é economizar R$ 190 milhões.

Muito espertos, o Mandaê aproveitou a notícia para revelar que pretende crescer no Brasil a ponto de se tornar uma alternativa privada aos Correios. A startup de logística recebeu uma rodada de financiamentos para conquistar seus objetivos bastante ambiciosos.

Vencedores do Google Play Awards 2018

Continua após a publicidade

Os grandes vencedores da premiação deste ano, que considera apps para Android, foram selecionados de acordo com critérios como experiência do usuário, bem como o impacto positivo que causaram em suas comunidades. Tem app de bem estar, acessibilidade, impacto social, jogo independente, jogo de comunidade, realidade aumentada e virtual, e mais.

Google, Google e mais Google

Antes mesmo de a Google I/O (a conferência para desenvolvedores da gigante) começar, a companhia não aguentou a ansiedade e anunciou o lançamento da primeira edição estável do Android Things, seu sistema operacional voltado para dispositivos da Internet das Coisas.

Continua após a publicidade

Já entre os dias 8 e 10 de maio, a empresa deixou todo mundo boquiaberto apresentando algumas de suas novidades para este ano. No Gmail, está chegando um recurso que auto-completa suas frases de maneira para lá de inteligente. O Smart Compose usa machine learning para sugerir palavras e frases pontuais, e basta apertar a tecla “tab” para ver a mágica acontecer.

Já o Google Assistente recebeu seis novas vozes, e está cada vez mais esperto. Agora, não é mais preciso acioná-lo com um “Hey Google” a todo momento, bastando dar o comando uma vez para pedir múltiplas ações consecutivas. Mas o que assustou mesmo (tanto no bom quanto no mau sentido), foi a fluidez que o Assistente mostrou que já tem na hora de marcar compromissos no lugar do usuário. Nem dá mais para saber com quem estaremos falando ao telefone: se com uma pessoa de verdade, ou com a IA da Google.

O Google News também foi reformulado. A IA foi empregada aqui para trazer mais qualidade no que diz respeito a notícias que aparecem na plataforma. Enquanto isso, o Fotos também recebeu novidades, como a capacidade de colorir fotos em preto e branco, aquelas antigas que você fotografou com o celular para guardar na nuvem.

Continua após a publicidade

Já o aguardado Android P não teve seu nome oficial revelado, mas descobrimos algumas coisas sobre ele. Mais uma vez, a IA e o machine learning entram em ação para otimizar o sistema ainda mais, fazendo com que o SO se adapte ao jeito de cada usuário usar o aparelho (o que garante uma redução de 30% no uso da CPU durante o uso de apps).

Por fim, o Google Maps quer se tornar o único aplicativo que você precisa usar na hora de programar o rolezinho do fim de semana, trazendo recursos como enquetes e agendamento de reservas pelo app, enquanto que o Lens está ainda mais inteligente, capaz de transformar palavras de uma fotografia em texto digitável. Encerrando as boas novas, fique sabendo que o Lens chegará oficialmente ao Brasil, em português, até o final do mês!

Android P vai chegar mais rápido?

Ao menos no que depender da Qualcomm, sim. A fabricante de processadores quer implementar o novo sistema em alguns de seus modelos, incluindo o Snapdragon 845, 660 e 636, garantindo que os aparelhos com esses chips recebam as atualizações automaticamente assim que o SO for lançado.

Continua após a publicidade

Galaxy S8 Lite?

Ainda que a Samsung não tenha falado nada oficial a respeito, é possível que uma versão Lite do Galaxy S8 chegue em breve ao mercado. Ao menos é o que indicam rumores, que já especularam que o aparelho deve trazer um Snapdragon 660, 4GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Reforçando a boataria, supostas imagens do aparelho caíram na net, mas os rumores também dizem que o novo Lite da Samsung seria lançado apenas na China no dia 21 de maio (ao menos inicialmente).

Continua após a publicidade

ZTE em crise mesmo

Com o banimento estadunidense à chinesa ZTE, a companhia ficou mesmo mal das pernas e anunciou o encerramento de suas atividades no país. A empresa disse, ainda, que vai conseguir cumprir suas obrigações comerciais, pois ainda tem uma grana em caixa, mas não vai desistir tão fácil: diálogos com o governo do país estariam em andamento para tentar reverter a situação extrema.

E por falar nos EUA…

Continua após a publicidade

A liberdade de uso da internet no país está realmente ameaçada. É que ficou agendado para o dia 11 de junho o fim da neutralidade de rede nos EUA, o que significa que as operadoras de telecom poderão restringir o acesso a determinados serviços, priorizando outros.

Será possível, por exemplo, que a operadora reduza a velocidade da conexão do usuário quando ele estiver curtindo um filminho na Netflix, enquanto a visita a sites de seus parceiros pode ser impulsionada com um boost de velocidade.

Notícias brazucas no Facebook mais confiáveis

Continua após a publicidade

A gente vai ter que pagar para ver (quer dizer, não literalmente, ainda), mas o Facebook prometeu lançar nos próximos dias aqui no Brasil o seu sistema de checagem e notícias e indicação de fake news na plataforma. Com isso, informações consideradas falsas ou de cunho duvidoso terão seu alcance reduzido, enquanto notícias comprovadamente verdadeiras serão beneficiadas.

Além disso, a rede social anunciou que, entre 2019 e 2022, jogos da Copa Libertadores da América serão transmitidos gratuitamente às quintas-feiras na plataforma.

Justiça mostrando que a internet no BR não é bagunça

Continua após a publicidade

Isso porque Marcelo Mello, que dissemina ódio na internet há mais de 10 anos, foi preso pela Polícia Federal em Curitiba. Além de compartilhar uma infinidade de conteúdos misóginos, homofóbicos e racistas, ele também ameaçava pessoas online e mantinha um blog com incitação a crimes, como o estupro, por exemplo.

Mas Marcelo não foi o único a se dar mal nos últimos dias por agir de maneira ilegal na rede brasileira. Outro Marcelo, de sobrenome Otto Nascimento, foi condenado pela Justiça de SP porque, em seu canal Café Tecnológico, promovia tutoriais de como fazer o acesso indevido a canais pagos de televisão.

Já atualizou seu Windows 10? Se liga nisso

A mais recente atualização do Windows 10, liberada recentemente, trouxe novos recursos, mas, com as novidades legais, chegou também uma nova tela da morte. Na intenção de corrigir a temível tela azul que estava surgindo quando alguns usuários usavam o Chrome, a Microsoft liberou uma correção no update. Tudo muito bem, só que, no lugar da tela azul, começou a surgir uma tela preta fatal repentinamente.

Sabe quando você está doente e toma um remédio para sarar, mas os efeitos colaterais do medicamento acabam causando um outro mal estar? Então…

Adeus, “xing-ling”

Demorou, mas aconteceu: a Anatel já começou a bloquear celulares piratas no Brasil. Os aparelhos serão impedidos de funcionar nas redes das operadoras, ficando completamente desativados de agora em diante. Continuarão funcionando apenas os celulares piratas que foram registrados nas redes das operadoras antes do dia 22 de fevereiro de 2018; ou seja: se o seu piratão é antigo, nada muda. Mas se você comprou o xing-ling depois desta data, bye bye, so long, farewell.