Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Resumão | Comece a semana bem informado sobre o mundo tech (06/08 a 12/08)

Por| 13 de Agosto de 2018 às 07h30

Link copiado!

Deposiphotos
Deposiphotos

Que tal começar a semana com o pé direito? E por "pé direito" entenda "por dentro do universo da tecnologia". Para isso, toda segunda-feira, às 7h30 da manhã, o Canaltech prepara esse resumão com as principais notícias tech que rolaram na última semana.

Então vamos lá:

A polêmica de Alex Jones e seu InfoWars

Alex Jones é o nome do dono do site InfoWars que, desde 1999, propaga teorias da conspiração e ideias nada convencionais na internet, sendo que muitas delas são consideradas discurso de ódio. Pois bem: as plataformas sociais, que vêm se esforçando intensamente para combater fake news, voltaram os olhos para Jones e, então, seus conteúdos foram removidos do Spotify, do Facebook e também do YouTube. Então, a Apple foi na onda e decidiu remover os podcasts de Jones.

Continua após a publicidade

A justificativa foi que os conteúdos violavam as regras da plataforma com relação a discursos de ódio, com cinco de seus seis podcasts sendo eliminados. Mas o aplicativo do InfoWars foi mantido na App Store, com a Maçã explicando que o app, em si, não viola nenhuma de suas diretrizes.

Aí, foi a vez de o YouTube decidir, depois de ter removido vídeos de Jones, também encerrar suas contas na plataforma.

E então a comunidade da internet começou a pressionar o Twitter para tomar providências. Inicialmente, o CEO da rede social explicou por que Alex Jones não teria sua conta removida: "ele não violou nossas regras; nós o faremos se ele violar". Contudo, logo depois desta declaração, o Twitter acabou excluindo vídeos e tweets de Jones, que, enfim, foram considerados ofensivos.

Continua após a publicidade

Android Torta, digo, Pie

E o nome oficial da nova versão do sistema operacional móvel da Google foi, enfim, revelado: Android Pie (sim, de "torta" na tradução para o português). O sistema chega com novidades variadas, incluindo IA para prever e adiantar ações para o usuário, também sendo capaz de adaptar o consumo da bateria de acordo com a utilização do aparelho.

E quem usa smartphones da linha Pixel, além dos membros do programa Android Beta (Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2S, Nokia 7 Plus, OPPO R15 Pro, Vivo X21, OnePlus 6 e Essential Phone), já está com o Pie liberado para instalação. Já quanto à chegada do sistema para outros aparelhos, você pode conferir a listinha que preparamos com os smartphones que devem receber o Pie "em breve".

Fortnite sendo usado para o mal

Continua após a publicidade

O imenso sucesso de Fortnite, game que foi lançado inicialmente com exclusividade para o iOS, está fazendo com que o jogo seja usado como isca para golpes por aí.

Há vários golpes rolando usando o nome de Fortnite para finalidades escusas, incluindo apps falsos prometendo vantagens que não existem, links falsos para download do game no Android, e até mesmo pessoas prometendo aquela mão amiga para ajudar o jogador a se dar bem, mas com a intenção de roubar dados com a oferta.

Muito ciberataque no Brasil em 2018

Continua após a publicidade

De acordo com o dfndr lab, a quantidade de ataques cibernéticos feitos no Brasil praticamente dobrou em 2018, em comparação com o ano passado. Neste ano, foram detectados 120,7 milhões de ataques somente no primeiro semestre do ano, o que significa um aumento de 95,9%.

O Brasil também viu a quantidade de links maliciosos crescer em 12% entre o primeiro e o segundo trimestre, com o país, nos seis primeiros meses do ano, registrando 7,3 milhões de golpes usando notícias falsas em redes sociais e mensageiros.

Celulares irregulares bloqueados no RJ e ES

A Anatel decidiu antecipar o cronograma de bloqueio de celulares irregulares nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com a medida já começando agora mesmo — sendo que a data previamente agendada era o dia 8 de dezembro.

Continua após a publicidade

Por irregulares, entende-se aparelhos falsificados, além daqueles cujo IMEI foi adulterado, clonado, ou fraudado de alguma maneira. Os aparelhos identificados receberão uma SMS a partir de 23 de setembro informando sobre o bloqueio.

Será o fim do cabo Lightning?

Enquanto fabricantes de smartphones e tablets com Android usam cabos USB Tipo-C, ou microUSB, a Apple sempre nadou contra a corrente e prefere usar cabos de tecnologia própria, como o atual Lightning. Só que reguladores europeus querem padronizar o mercado, forçando a Apple a adotar os mesmos carregadores usados para aparelhos com Android.

Continua após a publicidade

Galaxy S7 vulnerável

Lembra da falha Meltdown, que foi descoberta junto com o Spectre, em processadores Intel? Pois bem: pesquisadores descobriram que os smartphones da linha Galaxy S7, da Samsung, foram afetados pelo Metldown graças a uma falha de segurança, deixando os usuários vulneráveis a ataques de hackers. A sul-coreana disse que, entre janeiro e julho, já liberou patches de segurança para esta linha, negando que haja casos em que o Meltdown tenha sido usado por aí em ataques a aparelhos desta linha — ou de qualquer outra da empresa.

Tinder do Facebook

Depois de ter acabado com a moral do Snapchat, ao "emprestar" seu principal atrativo ao Instagram (os Stories), agora o Facebook planeja atacar outro tipo de aplicativo: aqueles de relacionamentos. É que a rede social já está testando o que chamou de Facebook Dating, que é uma ferramenta dentro da plataforma para que os usuários conheçam potenciais parceiros amorosos e sexuais — ou seja: se a novidade "pegar", apps como o Tinder e o Happn têm muito com o que se preocupar.

Continua após a publicidade

Enfim, o Galaxy Note 9 "nasceu"

Depois de muitos meses de expectativas e boataria, a Samsung enfim revelou oficialmente o Galaxy Note 9, seu novo phablet topo de linha. Ele chega com bateria poderosa de 4.000 mAh, até 512 GB de armazenamento, caneta S Pen aprimorada, e preço salgado: entre US$ 999 e US$ 1.250, dependendo da quantidade de RAM e espaço interno escolhidos.

Rapidamente, o pessoal do mundo dos testes de benchmark já testou o aparelho, descobrindo que ele é inferior ao iPhone X em quase todos os testes, incluindo gráficos e desempenho geral. O Note 9 só ganha do iPhone X no quesito brilho do display.

Continua após a publicidade

A Samsung aproveitou a ocasião também para anunciar dois novos produtos: o Galaxy Home, speaker inteligente que chega para brigar com Amazon Echo, Google Home e HomePod (da Apple), e o Galaxy Watch, a nova linha de smartwatches que substitui a linha Gear.

Loja de games no Discord

O Discord, famoso por seu aplicativo de chat entre gamers, acaba de lançar uma loja de jogos em sua plataforma, o que vai tornar a rivalidade entre o serviço e o Steam ainda maior. Os games ali chegam com curadoria própria, e os assinantes do programa Nitro terão benefícios exclusivos.

Classificação popular do Edge supera concorrência

Continua após a publicidade

O Edge, navegador da Microsoft que substituiu o Internet Explorer, acaba de superar Google Chrome e Firefox no que diz respeito à classificação popular nas lojas de aplicativos. O Edge já está no oitavo lugar no ranking de utilitários da iTunes Store, com classificação média de 4,4 na Play Store, e 4,2 na App Store.