Publicidade

Representantes do setor de telecomunicações lançam o Projeto 5G Brasil

Por| 24 de Fevereiro de 2017 às 10h45

Link copiado!

Representantes do setor de telecomunicações lançam o Projeto 5G Brasil
Representantes do setor de telecomunicações lançam o Projeto 5G Brasil

Apesar de nem um quarto dos municípios brasileiros contar com internet 4G, o setor de telecomunicações do país já começou a trabalhar pela implantação da próxima geração de internet móvel.

No último dia 15, vários representantes da área se reuniram para lançar o Projeto 5G Brasil, cujo objetivo é estimular a construção de um ecossistema propício para a quinta geração da internet móvel e a participação do país em discussões internacionais sobre o tema.

Estão nessa empreitada representantes da indústria e das prestadoras de serviços de telecomunicações, do governo federal, da Anatel, da academia e de centros de desenvolvimento tecnológico.

“A iniciativa complementa as ações em curso pelo governo federal para o fomento ao desenvolvimento da tecnologia 5G, dentre elas o financiamento a projetos de pesquisa e desenvolvimento, a participação em fóruns de padronização e a cooperação internacional, trazendo a importante interlocução do setor privado por meio das entidades representadas pela associação”, avaliou o ministro de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.

Continua após a publicidade

O secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, que também participou da reunião de criação do projeto, lembrou que já existem no país 196 milhões de acessos em banda larga móvel, sendo 60 milhões de 4G. “O 5G impulsiona a Internet das Coisas, vai impulsionar a tecnologia dos smartphones, a conectividade dos automóveis. Enfim, vai surgir um monte de coisas bacanas”, acrescentou.

O ecossistema de 5G engloba a pesquisa básica e aplicada, o desenvolvimento de produtos e soluções de sistemas de engenharia, industrialização de produtos e soluções e aplicações práticas e compartilhamento de informações. Com o projeto, o Brasil se credencia para participar previamente de discussões internacionais para a definição de critérios para a implantação do 5G no mundo.

Fonte: Telebrasil