Recurso Timelapse do Google Earth ganha atualização incrível

Por Redação | 29 de Novembro de 2016 às 19h53

O Google Earth fez um enorme sucesso quando foi lançado, e muito embora o aplicativo que mostra regiões da Terra fotografadas por satélites tenha observado uma queda substancial de uso nos últimos tempos, ele ainda continua trazendo recursos muito bacanas. Um deles é o Timelapse — recurso utilizado em fotografia que mostra, em um período reduzido de tempo, uma evolução de um lugar que demoraria horas, dias ou até mesmo anos para acontecer.

Hoje o Google resolveu incrementar o Timelapse do Earth e trouxe uma enorme quantidade de dados, que vão de camadas a novas fotografias em alta definição. O update conta ainda com novas técnicas e recursos, correções de pequenos bugs e melhorias.

Dentre as localidades agraciadas com a novidade estão um rio no Tibete que mudou visivelmente seu aspecto nos últimos 32 anos — da época em que sua primeira foto foi tirada até a última — e cidades como San Francisco e Brisbane. No caso de San Francisco, é possível notar o incrível crescimento periférico da cidade e ver a Oakland Bay Bridge sendo construída.

Outras situações interessantes mostram um lago na Bolívia ficando cada vez menor devido ao aquecimento global. A taxa de crescimento industrial na China é outro aspecto digno de nota, e que também está documentada na atualização, onde é possível ver uma cidade, que levou anos para crescer, se desenvolvendo em poucos segundos. Todos os vídeos podem ser pausados, passados para frente ou para trás, dentro de uma escala cronológica que mostra exatamente o ano em que a imagem foi capturada.

A equipe de engenharia do Google trabalhou pesado para fazer a mágica acontecer. Foram cerca de três quadrilhões de pixels manipulados, com cerca de cinco milhões de imagens de satélites trabalhadas na nova versão. Para ver o novo Timelapse, é só visitar a versão web do Google Earth Engine.

Via AndroidPolice

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!