Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quatorze visionários da tecnologia entram para o Internet Hall of Fame

Por| 20 de Setembro de 2017 às 16h53

Link copiado!

Quatorze visionários da tecnologia entram para o Internet Hall of Fame
Quatorze visionários da tecnologia entram para o Internet Hall of Fame

O Internet Hall of Fame acaba de eternizar novos quatorze nomes de pessoas que foram responsáveis por melhorias significativas na conectividade, além de terem contribuído com avanços que promoveram o uso da internet em todo o mundo.

A cerimônia aconteceu na Universidade da Califórnia, local onde foi enviada a primeira mensagem pelo antecessor da Internet (o ARPANET), há quase cinquenta anos. A internet evoluiu rapidamente ao longo do tempo, muito graças ao trabalho de indivíduos como os homenageados do momento, que foram selecionados por um conselho formado por membros passados.

O grupo de quatorze personalidades da internet promoveu o acesso e alcance global da rede, aumentando nossos conhecimentos sobre como a internet funciona, e ajudando a garantir o seu uso geral. "Esses induzidos personificam o espírito pioneiro dos 'Inovadores' e dos 'Conectores Globais', que têm sido fundamentais para nos trazer essa tecnologia sem precedentes. Eles são alguns dos primeiros evangelistas da Internet e seu trabalho é a base para muitas das inovações digitais que vemos hoje”, declarou Kathy Brown, CEO da Internet Society.

Os homenageados

Continua após a publicidade

Entre os novos nomes do Internet Hall of Fame, está Jaap Akkerhuis, holandês que teve um papel fundamental no desenvolvimento da internet nos Países Baixos e Europa no início dos anos 1980, além de Yvonne Marie Andrés, dos EUA, uma das primeiras pessoas a usar a internet para promover oportunidades globais de e-learning.

Alan Emtage, de Barbados, concebeu e implementou o primeiro motor de buscas do mundo, desenvolvendo técnicas usadas pelos buscadores da atualidade, enquanto o estadunidense Edward Krol ajudou a desenvolver a infraestrutura inicial da internet e escreveu um dos primeiros guias não técnicos sobre a rede.

Tracy LaQuey Parker, também dos Estados Unidos, escreveu dois dos primeiros livros mais vendidos sobre a internet entre o final da década de 1980 e o início dos anos 1990, e o conterrâneo Craig Partridge contribuiu para a evolução inicial da tecnologia, projetando o caminho seguido por e-mails usando nomes de domínio.

O libanês Nabil Bukhalid liderou a equipe que levou ainternet ao Líbano, estabelecendo o registro de domínios do país, e Ira Fuchs co-fundou a BITNET nos EUA, que foi a precursora da internet, enquanto o japonês Shigeki Goto foi fundamental na expansão da internet em toda a região Ásia-Pacífico.

Continua após a publicidade

Na África do Sul, Mike Jensen construiu algumas das primeiras redes para conectar o setor, tudo sem fins lucrativos, e Ermanni Pietrosemoli, da Venezuela, lideoru a educação técnica da internet em dezenas de países da América do Sul e também na África.

Por fim, Tadao Takanashi teve um papel fundamental no planejamento e implantação da internet no Brasil, liderando a Rede Nacional de Pesquisa, enquanto Florencio Utreras, no Chile, liderou a conexão do país com a rede BITNET em 1987, e o chinês Jianping Wu liderou o design, desenvolvimento e evolução do CERNET, o primeiro backbone da internet no território chinês.