Problemas para instalar apps direto da Play Store? Resolva-os agora

Por Redação

Certos dispositivos contam com gerenciadores de download de aplicativos automáticos. Isto pode ser um problema quando as coisas não funcionam muito bem. O aplicativo não é instalado? Não é baixado? A solução não é procurar o arquivo *.apk nos confins da internet. Existe uma ferramenta muito útil que pode ser acoplada ao navegador Chrome, do Google, para que você possa fazer o download manual destes aplicativos e depois instalar cada um deles no seu dispositivo sem maiores problemas.

Primeiro temos que ter o APK Downloader no computador. Então vamos lá!

Baixe o APK Downloader (faça o download utilizando o Google Chrome). O aplicativo só funciona para fazer o download de apps gratuitos.

Agora será preciso configurar a extensão com as informações da sua conta na Google Play. Para isso, será necessário saber o ID do aparelho Android que você utiliza para se conectar à loja. Para descobrir o ID do seu celular ou tablet, recomendamos que seja utilizado o app Device ID.

Se preferir, você pode realizar a operação manualmente. Para descobrir o ID, você deve discar o código *#*#8255#*#* no celular e verificar o número no monitor de serviços do Gtalk. O ID aparece logo abaixo da seção “Endpoint”. Você deve anotar os 16 caracteres após "android-".

Android ID

Anote o número. Agora você deverá configurar a extensão do navegador com as informações da sua conta. Se não o fizer, a extensão não irá funcionar. Portanto, acesse a aba de extensões e selecione as opções do APK downloader.

Uma nova tela deverá mostar os itens que você precisa preencher para utilizar a extensão. Informe o endereço de email cadastrado na Google Play, a senha e o ID do seu dispositivo.

Chegou a hora de fazer o login na Google Play. Feito isso, acesse a página de qualquer aplicativo gratuito. Um ícone deverá aparecer do lado da barra de endereços, como na imagem abaixo:

apk barra de endereços

Daí é só clicar no ícone. Lembre-se de que esse ícone só irá aparecer para aplicativos gratuitos. Não é possível baixar aplicativos pagos com a extensão, até porque isso iria permitir que aplicativos pagos fossem baixados gratuitamente, causando uma bela confusão.

Você também pode colocar arquivos *.apk baixados de websites no seu celular ou cartão de memória. Neste caso, irá precisar que os downloads da Play Store funcionem e também de um explorador de arquivos. Se o seu celular não possuir um, sugerimos o ES Explorer.

Instale o aplicativo no seu celular. Agora é só localizar os arquivos *.apk no seu dispositivo e clicar neles. O instalador de aplicativos do Android irá surgir e começar a instalação. Simples, não?