Primeiro vídeo do YouTube completa 10 anos hoje

Por Redação | 23 de Abril de 2015 às 09h32

Nesta quinta-feira (23) o primeiro vídeo postado no YouTube completa dez anos. Com apenas 18 segundos, o vídeo "Me at the Zoo" (em tradução livre, "Eu no zoológico") mostra apenas um jovem descrevendo sua passagem pela jaula dos elefantes no zoológico.

O pequeno vídeo provavelmente passaria despercebido se fosse postado hoje, mas entrou para a história ao ser postado no dia 23 de abril de 2005, se tornando o primeiro da história do site de vídeos que hoje conta com mais de 1 bilhão de usuários em 75 países e recebe cerca de 300 horas de vídeo a cada minuto todos os dias.

Quem aparece nas imagens é o alemão Jawed Karim, um dos cofundadores do YouTube, bem antes do site ser comprado pelo Google por mais de US$ 1,5 bilhão em 2006. Seu canal, jawed, também foi o primeiro da história do serviço de vídeos.

O vídeo "Me at the Zoo" tem atualmente mais de 19 milhões de visualizações e recebe comentários até hoje. Se você já se perguntou qual foi o primeiro comentário da história do YouTube, ele não foi "First", mas sim "Interesting...", de um usuário cujo username era Cobaltgruv. Dez anos depois, o "Me at the Zoo" já recebeu mais de 134 mil opiniões.

Em 2013, Karim usou a descrição do vídeo "Me at the Zoo" para protestar contra a obrigatoriedade de ter conta no Google+ para fazer comentários no YouTube. Ele mudou a descrição para "Não posso mais comentar aqui porque não quero uma conta no Google+". Hoje, no entanto, a descrição do vídeo é apenas: "O primeiro vídeo do YouTube. Talvez seja hora de voltar ao zoológico".

Apesar do alto número de visualizações e de ser o primeiro vídeo da história do YouTube, ele ainda está bem longe de vídeos como Gangnam Style, do sul-coreano Psy (com mais de 2 bilhões de acessos) e Baby, de Justin Bieber (com 1,1 bilhão de acessos). No entanto, ele chama a atenção pelo número de inscritos no canal: são mais de 77,3 mil inscritos em um canal que só postou um vídeo em 10 anos!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.