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Prévia de conteúdos buscados no Google poderá ser customizada por donos de sites

Por| 24 de Setembro de 2019 às 19h00

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Quando você realiza uma pesquisa no mecanismo de busca do Google, usando um termo como, por exemplo, "receitas", verá que nos resultados aparecerão prévias de cada conteúdo gerado pelos sites. Isso inclui trechos e informações em outros formatos que ajudam as pessoas a verificar a relevância do que está sendo exibido e, claro, clicar no link se o resultado está dentro do que ela produta.

O tipo de prévia exibido depende de vários fatores, como o tipo de conteúdo pesquisado pelo usuário e o aparelho usado para fazer a pesquisa. O Google gera essas prévias automaticamente, para que o usuário possa avaliar a relevância dos resultados exibidos e decidir se deseja acessar os links. No entanto, até hoje, tais previews eram gerados de forma independente e, em alguns casos, o texto exibido não era examente o que o produtor do material queria exibir nos resultados - ele podia apenas aprovar ou recusar tal amostra. Mas agora, o Google permitirá que os donos dos sites possam ajustar essa prévia de forma independente, para que eles mostrem exatamente o que querem e no formato mais conveniente.

Para possibilitar essa customização e facilitar a vida dos sites na hora de definir quanto texto (ou qual trecho do texto) deve estar disponível na prévia – bem como o formato de exibição dessas informações – o Google lançou nesta terça-feira (24) uma série de novas configurações para que os webmasters realizem essa tarefa.

Para executá-la a gigante das buscas passa a adotar um conjunto de métodos que permitirá um ajuste mais detalhado do que aparece na prévia das páginas do seu site. Isso será feito com duas novas configurações: um conjunto de meta tags de robôs e um atributo para HTML.

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Uso de meta tags de robôs

A meta tag de robô é acrescentada ao de uma página HTML, ou especificada no header x-robots-tag HTTP. As meta tags de robô referentes ao conteúdo da prévia de uma página são as seguintes:

  • "nosnippet"
    Opção que já existe, para declarar que você não deseja exibir nenhum trecho de texto para uma determinada página.
  • "max-snippet:[number]"
    Recurso novo! Determine o tamanho máximo do trecho de texto para sua página, em número de caracteres.
  • "max-video-preview:[number]"
    Recurso novo! Determine a duração máxima de uma prévia em vídeo animado, inserindo o número de segundos.
  • "max-image-preview:[setting]"
    Recurso novo! Determine o tamanho máximo da imagem prévia que será mostrada para a página, escolhendo "none" (nenhum), "standard" (padrão) ou "large" (grande).

As novas meta tags estarão disponíveis no fim de outubro deste ano. E elas podem ser combinadas entre si, conforme o exemplo abaixo:

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Como usar o novo atributo data-nosnippet para páginas HTML

Uma nova maneira de determinar que parte da página pode ser exibida como trecho da prévia é o atributo "data-nosnippet" HTML para os elementos span, div e section.Ele evita que parte de uma página HTML seja exibida dentro do trecho de texto da página.

Um exemplo:

Harry Houdini foi sem dúvida o mágico mais famoso de todos os tempos.

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O atributo data-nosnippet para HTML vai estar disponível até o final do ano.

Para mais informações, consulte os documentos para desenvolvedores sobre meta tag, x-robots-tag, e data-nosnippet.

Importante: alguns recursos especiais da Busca dependem da disponibilidade de conteúdo para prévia. Por isso, limitar as prévias pode impedir que o conteúdo da sua página apareça nessas áreas. Os trechos de texto exibidos, por exemplo, exigem um número mínimo de caracteres para que possam aparecer. Esse número varia de um idioma para outro, e por isso não há um tamanho máximo que garanta a exibição do trecho. Quem não quiser que o conteúdo apareça na forma de trecho pode testar diferentes comprimentos máximos do texto. Já quem quiser ter certeza de que o trecho não será exibido deve usar a opção nosnippet.

Como essas mudanças atingirão o formato AMP

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Já no formato AMP (ou Páginas Mobile Aceleradas, em português), as mudanças nas prévias também oferecem alguns benefícios. Entre eles, estão a possibilidade de obter mais destaque para imagens em miniatura nos resultados da Busca e no feed do Google Discover. Além disso, já está provado que essas características atraem mais visitas para os conteúdos de publishers. Entretanto, os produtores que não querem que o Google use imagens maiores nas prévias de páginas AMP, seja na Busca ou no Discover, podem usar as configurações de meta robôs descritas acima e especificar max-image-preview of “standard” ou “none.”

As novas opções estão disponíveis a proprietários de conteúdo de todo o mundo. Elas vão funcionar da mesma maneira na exibição dos resultados, não importa onde. O Google espera que essas novidades facilitem a vida de publicadores na hora de otimizar o valor obtido com a Busca do Google, além de proporcionar uma melhor monetização e atingir objetivos comerciais.

Para mais informações, os proprietários de sites podem acessar os documentos para desenvolvedores sobre meta tags, consultar a plataforma de webmasters do Google ou participar do fórum de ajuda.

O que muda para o usuário?

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Com as mudanças, o conteúdo de dados estruturados passa a ser exibido na Busca como resultado mais rico em informações. Esse tipo de resultado não se ajusta aos limites estabelecidos nas configurações de meta robôs descritas acima. Agora, ao receber um tratamento ainda mais específico, limitando ou alterando o conteúdo fornecido nos próprios dados estruturados, ele passa mostrar mais relevância nos resultados de pesquisa feito pelos usuários do Google.

Por exemplo, caso os dados estruturados incluam uma receita, o conteúdo desses dados pode ser exibido nos resultados da Busca no formato de um carrossel de receitas. Da mesma forma, se um evento é marcado com dados estruturados, ele pode ser apresentado como tal nos resultados da Busca. Para limitar essa apresentação, o produtor de conteúdo pode determinar a quantidade e o tipo de conteúdo nos dados estruturados.