Prefeitura carioca cria domínio ".rio" para reforçar cidade como marca
Por Patricia Gnipper | 17 de Setembro de 2015 às 10h16
Nova York, Paris, Londres, Barcelona, Tóquio, Viena, Berlim e… Rio de Janeiro. Essas são grandes cidades do mundo que possuem domínios próprios na internet, reforçando seus nomes como marca no mundo virtual. Sim, o Rio de Janeiro agora faz parte da lista como o primeiro município latino-americano a criar uma extensão de endereço de internet com seu nome. O domínio ".rio" poderá ser adquirido a partir desta quinta-feira (17).
A extensão foi lançada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e, inicialmente, apenas as operadoras HostNet e Mexcorp.net estão autorizadas a comercializar o domínio, que custará em torno de R$ 130 por ano. De acordo com Marcelo Queiroz, secretário municipal de administração, 4.500 pedidos de pré-reserva foram feitos desde 2014 e esses serão priorizados. Novos pedidos devem ser feitos pelo site www.meudominio.rio.
De acordo com Marcelo, a iniciativa visa reforçar a imagem do Rio de Janeiro no cenário econômico e online. "A marca .rio significa o jeito de ser carioca, a cidade com capacidade de transformação. Isso vai gerar mais economia para a cidade. O domínio .rio amplia a identificação de fornecedores de produtos e serviços com a marca da cidade e o espírito carioca", explica.
Para o prefeito Eduardo Paes, "a marca do Rio é forte sob o ponto de vista econômico". Ele explica que a cidade não venceu a corrida para sediar as próximas Olimpíadas porque tinha a melhor infraestrutura, mas sim porque o evento pode significar possibilidades de transformação para a cidade, que "enfeitiça" os estrangeiros. "Lá fora, o Rio gera uma atração quase fatal em todas as pessoas", afirma.
Fonte: G1