Portal Terra vai deixar de funcionar em sete países

Por Redação | 28.06.2017 às 12:31 - atualizado em 29.06.2017 às 15:36

Em uma notícia que deve pegar muitos internautas de surpresa, principalmente o pessoal “das antigas”, o portal Terra está finalizando suas operações em todo o mundo. No Brasil, não há informações sobre o desligamento, mas em outros países mal vai dar tempo de se despedir, já que os servidores que mantém sites e serviços no ar devem ser desligados nesta sexta-feira (30), às 23h59 em horário local das regiões atingidas.

A informação foi confirmada oficialmente pela empresa, em anúncio oficial na sala de imprensa do portal espanhol. Aliás, até mesmo o serviço Terra Mail já exibe um alerta sobre o fim de suas atividades, com os usuários sendo orientados a realizarem o backup até o dia 30 de junho.

O comunicado sobre o fim das atividades do Terra teria sido enviado nesta quarta (28) a todos os funcionários dos escritórios globais da companhia. Apenas algumas áreas de negócio permanecerão ativas, como é o caso de serviços de hospedagem e manutenção de sites para pequenas empresas e portais de informação para celulares, que funcionam por meio de smartphones.

Mesmo no caso de tais plataformas há dúvidas, já que existe a possibilidade de tais serviços serem encerrados quando expirarem os contratos vigentes com clientes, parceiros e operadoras de telefonia. Enquanto isso, todo o tráfego dos principais portais será redirecionado para outros sites, ainda não definidos.

A Terra Networks, como a conhecemos, nasceu em 1999, na Espanha. Entretanto, as origens do portal no Brasil remontam aos idos de 1996, quando o provedor NutecNet foi adquirido pelo conglomerado de mídia gaúcho RBS, o que levou ao lançamento do portal ZAZ. A operação nacional foi adquirida pela Telefónica em 2000, assumindo a marca com a qual funciona até os dias de hoje.

Fonte: Terra (sala de imprensa)