Polícia derruba maior site de pirataria da França

Por Redação | 29 de Novembro de 2016 às 11h01

As autoridades francesas decretaram uma caça à pirataria online. Há cerca de 10 dias, foi anunciada a apreensão de vários servidores usados para hospedar o rastreador BitTorrent What.cd, causando o fechamento do serviço. Agora, o maior site de pirataria da França, Zone-telechargement.com, foi alvo da unidade de crimes cibernéticos da Polícia Militar do país. Além disso, o popular site de downloads DL-Protect também foi derrubado.

O fechamento do Zone-telechargement aconteceu na última segunda-feira (28) e, durante a ação, sete pessoas foram presas e outras três permanecem sob custódia. Imóveis, contas bancárias e vários carros também foram apreendidos.

Fundado em 2011, o Zone-telechargement já foi classificado como o 11º website mais visitado da França, e sua popularidade ganhou um impulso com o fechamento do Megaupload em 2012. A plataforma francesa oferecia download de séries, filmes, jogos e música, e gerava quase 4 milhões de acessos por mês.

A Gendarmerie Francesa, força policial militar subordinada ao Ministério da Defesa francês, assumiu o crédito pela derrubada do site por meio de sua conta no Twitter, afirmando que o portal de downloads gerou um prejuízo de 75 milhões de euros aos detentores de direitos autorais.

A queda do DL-Protect, outro site de downloads ilegais, não foi apenas coincidência. Informações liberadas pelas autoridades revelaram que os dois sites eram operados pelas mesmas pessoas.

Via Torrent Freak

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.