Publicidade

Para encarar YouTube, Twitch quer ir além dos games

Por| 15 de Agosto de 2018 às 13h13

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A briga entre os dois maiores nomes do conteúdo sob demanda está prestes a esquentar. A Amazon, dona do Twitch, estaria traçando planos para expandir o conteúdo de sua plataforma para além dos games, focando em novos conteúdos e, com isso, rivalizando diretamente com o YouTube, seu principal rival no segmento.

As informações são da Bloomberg, que cita uma estratégia que foca nas visualizações da rival e, principalmente, na verba de anunciantes que não estão ligados aos jogos eletrônicos, setor em que o Twitch é dominante. A ideia, então, seria ir além dos principais games e competições do mercado, trazendo opções variadas de entretenimento e, claro, alguns dos principais criadores de conteúdo do mundo.

Essa seria a primeira etapa da nova estratégia, com nomes reconhecidos do YouTube sendo abordados com acordos exclusivos de produção para o Twitch. Divisões diferenciadas de verba publicitária, garantias de um mínimo de visualizações e até mesmo acordos de licenciamento de conteúdo, com pelo menos três destas propostas envolvendo “milhões de dólares”, foram oferecidos a alguns criadores selecionados.

Alguns dos acordos já teriam sido fechados, enquanto outros ainda estão na mesa para negociação. Um terceiro grupo, porém, não teria concordado com os termos de exclusividade oferecidos pela Amazon, que envolveria, por exemplo, um total mínimo de horas de transmissão ao vivo por semana – apesar do foco renovado em conteúdo, a ideia seria ainda manter o caráter do Twitch como um dos principais nomes no campo dos streamings em tempo real.

Continua após a publicidade

A abertura das portas para mais atrações diferentes seria uma forma de gerar mais oportunidades publicitárias. Relatórios internos da Amazon indicariam que os jovens gamers não gostam de anúncios e prestam pouca atenção neles. Esse, entretanto, é justamente o público do Twitch, com novos criadores atraindo uma parcela diferente de espectadores, gerando maior engajamento e resultados para os clientes, algo que, no final, se traduz em mais dólares nas contas da companhia.

O foco em novas formas de conteúdo seria mais uma expansão de um movimento que começou ainda em 2014, quando a Amazon comprou o serviço. Apesar de ter mantido a plataforma como majoritariamente focada nos games, novas categorias foram criadas, como a Twitch Creative, que convida artistas, chefs de cozinha e outras personalidades não ligadas aos jogos para compartilharem suas criações por meio do serviço.

Além disso, a companhia de Jeff Bezos também fechou acordos de transmissão com a indústria de entretenimento, realizando maratonas da série Doctor Who e transmitindo ao vivo eventos esportivos e episódios de Saturday Night Live. A categoria IRL, ainda, permite que qualquer usuário faça transmissões fora do mundo dos games e se tornou uma preferência dos criadores especializados em vlogs, produção de cosplays, tecnologia e ASMR.

A Amazon não se pronunciou oficialmente sobre os planos de novos conteúdos e expansão do Twitch. Da mesma forma, alguns dos criadores que teriam sido contatados pela empresa não confirmaram nem negaram a abordagem e as negociações para levarem seu conteúdo para a plataforma.

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg