Outlook vai ganhar nova interface web no final de julho

Por Felipe Demartini | 04 de Julho de 2019 às 11h10
The Verge
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Após muitos meses de experimentação e uma liberação gradual para alguns usuários selecionados ao redor do mundo, a nova interface do Outlook na web deve se tornar a experiência padrão para os usuários no final deste mês de julho. A mudança não apenas muda o visual do serviço de e-mail como também adiciona novidades e alguns recursos, oriundos de meses de testes que acontecem desde meados do ano passado.

As principais mudanças, como normalmente acontece em mudanças de interface, estão relacionadas à organização, não apenas da tela em si, mas também dos e-mails. Em um visual semelhante ao das versões do Outlook inclusas no pacote Office, será possível navegar por diferentes mensagens enquanto um texto é composto, com abas na parte inferior da tela permitindo o retorno rápido ao trabalho após uma consulta.

Aba na parte inferior da tela do novo Outlook exibe mensagens em edição enquanto o usuário navega pela caixa (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Enquanto isso, recursos como categorias e favoritos se tornaram mais visíveis e acessíveis, assim como a criação de eventos, que pode ser feita com um único clique e alguns campos preenchidos. Com a atualização, o Outlook também vai ganhar um recurso bastante popular da concorrência, o de adiar um e-mail para ser lido depois, e permitirá a busca simultânea em múltiplos calendários caso o usuário, por exemplo, mantenha listas de compromissos separadas para atividades de trabalho e pessoais.

Iniciar reuniões, visualizar participantes, informações e documentos editados também se torna mais fácil com a atualização do Outlook (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Entre outras adições, os usuários passam a ter acesso a uma nova galeria de emojis e GIFs, além do Modo Escuro, que pode tomar conta de toda a interface do serviço ou, então, ser ativado apenas nos momentos de leitura ou escrita. As mudanças no calendário também se traduzem em um destaque maior para as atividades do dia e do seguinte, de forma que o usuário possa trabalhar com mais foco, mas sem perder a noção do que está por vir, já que grandes eventos vindouros também aparecerão em modo de prévia.

Para tranquilizar seus olhos, o Outlook na web também vai ganhar um modo escuro, que pode ser desativado na leitura ou escrita de mensagens (Imagem: Divulgação/Microsoft)

As ferramentas de sincronização e colaboração do pacote Office também aparecem aqui, com a Microsoft tornando mais fácil iniciar uma reunião online ou se juntar a um evento dessa categoria a partir de links simples ou indicações. Um sumário rápido indicará quem está presente ou não, além de comentários e documentos em outras soluções da suíte de aplicativos que estejam sendo editados pelos participantes.

O anúncio da nova interface, agora oficialmente para todos, também significa que os usuários têm até o final do mês para se despedirem do design atual. Ainda, quem quiser saltar diretamente para a nova experiência e for apto a isso pode clicar na opção na parte superior da tela do Outlook, que já aplicará os novos recursos e visual à caixa de e-mails e outras funcionalidades da plataforma.

Fonte: Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.