Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ordem de prisão contra Julian Assange é mantida pela Suprema Corte da Suécia

Por| 12 de Maio de 2015 às 09h01

Link copiado!

Ordem de prisão contra Julian Assange é mantida pela Suprema Corte da Suécia
Ordem de prisão contra Julian Assange é mantida pela Suprema Corte da Suécia

Nesta segunda-feira (11), a Suprema Corte da Suécia manteve sua decisão de prisão de Julian Assange, fundador do WikiLeakes. Com a decisão, foi rejeitado o apelo de revogar a ordem de prisão do ativista por acusações de agressão sexual. Sendo assim, Assange deve continuar isolado dentro da embaixada do Equador em Londres, onde está desde junho de 2012 para escapar da extradição da Grã-Bretanha para a Suécia, que busca interrogá-lo sobre as acusações de agressão sexual.

Há cerca de cinco anos a ordem de detenção foi emitida por procuradores e o australiano de 43 anos diz temer que, caso a Grã-Bretanha o extradite para a Suécia, posteriormente seja extraditado para os Estados Unidos, onde responderia por um dos maiores vazamentos de informações secretas da história norte-americana.

De acordo com a corte, a decisão dos procuradores de interrogar Assange em Londres apoia a decisão de defender a ordem de detenção. "Estamos claramente desapontados e críticos com a maneira da Suprema Corte lidar com o caso. Esta decisão foi levada sem deixar que fechássemos nosso argumento", afirmou o advogado de Assange, Per Samuelson, à Reuters. Mesmo que a Suécia abandone as acusações de estupro e abuso sexual, Assange pode ser preso pela polícia britânica por não pagar uma fiança.

Por seu trabalho no WikiLeakes, o matemático, programador e hacker australiano ganhou vários prêmios, como o Index on Censorship do Economist em 2008, além de ser considerado o "homem do ano" pelo jornal francês Le Monde em 2010. No ano seguinte, após o vazamento de documentos sobre possíveis crimes de guerra cometidos na Guerra do Afeganistão e na Guerra do Iraque pelo Exército dos Estados Unidos, Assange foi incluído na lista da revista Time como um dos 100 mais influentes do planeta.

Continua após a publicidade

Fonte: Terra