Publicidade

Operadora cria protótipo de "roteador 5G" com Raspberry Pi

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Fevereiro de 2023 às 14h20

Link copiado!

Reprodução/Vodafone
Reprodução/Vodafone

A operadora de telefonia Vodafone desenvolveu um protótipo de rede 5G usando um Raspberry Pi. A empresa usou um "chipset de silício avançado" para conseguir entregar conexões de alta velocidade em pequenos estabelecimentos e residências comuns, em um preço relativamente acessível.

"Ao combinar o poder da extensa rede de 5G pan-europeia da Vodafone com a simplicidade e versatilidade de um Raspberry Pi, a Vodafone pretende tornar as Redes Móveis Privadas (MPNs) baseadas em 5G mais acessíveis a 22 milhões de pequenas e médias empresas em toda a Europa", explicou a companhia em comunicado oficial.

O objetivo da empresa é entregar um provedor de rede 5G "por um custo de um roteador Wi-Fi", democratizando a tecnologia para pequenos comerciantes e usuários comuns. O projeto consiste de uma Rede Móvel Privada (MPN) montada num Raspberry Pi 4 com uma pequena placa de circuito de rádio definida por software (SDR) compatível com 5G.

Continua após a publicidade

As MPNs são redes de uso pessoal que, ao mesmo tempo que estão conectadas e distribuído sinal da rede de operadoras, criam um ambiente privativo para os dispositivos do usuário. Ela fornece vantagens e recursos de uma conexão 5G, mas sem depender dos equipamentos da operadora.

"Embora este seja apenas um protótipo, ele tem o potencial de trazer novas tecnologias de nuvem, IA e big data ao alcance de muitas das pequenas empresas que apoiamos em toda a Europa", pontuou o diretor de arquitetura de rede da Vodafone, Santiago Tenorio. "O próximo passo é levar ideias como essa para um lugar onde possam ser desenvolvidas e eventualmente produzidas", completou.

A apresentação do protótipo da Vodafone acompanha o anúncio da parceria da operadora com grandes fabricantes de chipsets, incluindo Intel, Qualcomm, Broadcom e ARM.

Continua após a publicidade

Vodafone não é a única

As iniciativas com MPNs não são exclusividade da Vodafone. A gigante estadunidense Cisco já anunciou seus próprios planos para introduzir ferramentas similares ao mercado na MWC de 2022.

A operadora Vodafone, porém, não apresentou um plano concreto para a distribuição de MPNs, porém pode ser até questão de tempo até a companhia mostrar o que tem na manga para o mercado.