ONU anuncia que conexão 5G deve chegar em 2020

Por Redação | 22.06.2015 às 15:07

A Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que a internet 5G deve chegar ao mercado até 2020, segundo informações da União Internacional de Telecomunicações.

A fonte afirma que os picos de velocidade serão de até 20 Gbps, permitindo download de, por exemplo, um filme em alta resolução em apenas 10 segundos. Atualmente, o pico de velocidade é de 10 Gbps.

A UTC afirma que a velocidade de 20 Gbps vai depender dos cenários e das condições de cada local. No Brasil, a operadora que possui o 4G mais rápido do País é a Claro, oferecendo uma velocidade média de 5 Mbps, segundo dados da Open Signal.

A rede 5G poderá fazer a transmissão, em média, de mais de 100 megabits por segundo para mais de um milhão de objetos conectados em um raio de um quilômetro quadrado, entre eles lâmpadas ou babás-eletrônicas inteligentes.

Uma amostra da internet 5G estará disponível para testes abertos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, em 2018. A empresa KT, patrocinadora oficial do evento, diz que está entre as companhias de telecomunicações a demonstrar o desenvolvimento da sua tecnologia de conexão.

A rede 5G será batizada de IMT-2020.

Fonte: Korea Times