Obra das Olimpíadas leva Wi-Fi grátis à região do Porto Maravilha, no Rio

Por Redação | 09 de Maio de 2016 às 20h55
photo_camera http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/como-um-

Funciona, desde sábado, 7, a rede Wi-Fi gratuita na região do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. O serviço é destinado à população através de uma obra de revitalização da região e faz parte do grande conjunto de obras realizadas visando os Jogos Olímpicos. Patrocinadora do evento, a Cisco, empresa americana de TI, foi a responsável pela instalação da infraestrutura.

Wi-Fi

Com previsão de novas ampliações, os pontos públicos de Wi-Fi somarão até julho 100 mil metros quadrados e darão à Cisco o desafio de manter a qualidade de acesso aos usuários. Para isso, a empresa conta com um data center para ampliar a rede em regiões de grandes demandas.

Disponível para moradores e para turistas, a rede “Wi-Fi Porto”, como é chamada, vai ajudar a implementar serviços inteligentes e disponibilizar conexões para efetivos operacionais da região. Dentre as ferramentas estão a plataforma Cisco Mobility Services Engine (MSE) e a tecnologia Cisco® Connected Mobile Experiences (CMX), que terão a função de analisar, via localização, dados diversos, como fluxo e concentração de pessoas nas redondezas. O objetivo é ter uma ferramenta que possa ajudar no gerenciamento público em áreas, como: transporte, contingenciamento de agentes, entre outros serviços.

Para esse projeto foram usados Access Points e controladoras Wi-Fi com a tecnologia Clean Air, exclusiva da Cisco. Essa tecnologia usa coprocessamento para identificar, mitigar e eliminar proativamente interferências de antenas e redes vizinhas, conseguindo resolver o problema frequente de redes públicas de internet de sinal intermitente.

Fonte Convergência Digital

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.