Obra das Olimpíadas leva Wi-Fi grátis à região do Porto Maravilha, no Rio

Por Redação | 09 de Maio de 2016 às 20h55
photo_camera http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/como-um-

Funciona, desde sábado, 7, a rede Wi-Fi gratuita na região do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. O serviço é destinado à população através de uma obra de revitalização da região e faz parte do grande conjunto de obras realizadas visando os Jogos Olímpicos. Patrocinadora do evento, a Cisco, empresa americana de TI, foi a responsável pela instalação da infraestrutura.

Wi-Fi

Com previsão de novas ampliações, os pontos públicos de Wi-Fi somarão até julho 100 mil metros quadrados e darão à Cisco o desafio de manter a qualidade de acesso aos usuários. Para isso, a empresa conta com um data center para ampliar a rede em regiões de grandes demandas.

Disponível para moradores e para turistas, a rede “Wi-Fi Porto”, como é chamada, vai ajudar a implementar serviços inteligentes e disponibilizar conexões para efetivos operacionais da região. Dentre as ferramentas estão a plataforma Cisco Mobility Services Engine (MSE) e a tecnologia Cisco® Connected Mobile Experiences (CMX), que terão a função de analisar, via localização, dados diversos, como fluxo e concentração de pessoas nas redondezas. O objetivo é ter uma ferramenta que possa ajudar no gerenciamento público em áreas, como: transporte, contingenciamento de agentes, entre outros serviços.

Para esse projeto foram usados Access Points e controladoras Wi-Fi com a tecnologia Clean Air, exclusiva da Cisco. Essa tecnologia usa coprocessamento para identificar, mitigar e eliminar proativamente interferências de antenas e redes vizinhas, conseguindo resolver o problema frequente de redes públicas de internet de sinal intermitente.

Fonte Convergência Digital

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.