O que você precisa para começar um canal no YouTube?

Por Andressa Neves
photo_camera DepositPhotos/Emevil

Se você tem interesse em produzir conteúdo para a internet, criar um canal no YouTube pode ser uma boa pedida. Com mais de 1 bilhão de usuários, o que representa quase um terço da internet, a plataforma oferece espaço para toda a sorte de produções.

O fato é que, mesmo com toda a praticidade para divulgar seus conteúdos, caso você queira criar um canal com uma boa infraestrutura, alguns equipamentos podem fazer a diferença na hora de conquistar a audiência. Você já sabe como começar?

1 - Comece com um smartphone ou webcam e depois evolua

Para iniciar o canal, tudo o que você precisa é de uma conta no Google e de uma câmera capaz de gravar vídeos. Para isso, utilize aquela velha câmera portátil, o laptop, a webcam do PC ou a câmera do seu smartphone.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se de que este é o requisito básico, mas caso você seja exigente e queira profissionalizar as produções, há outros equipamentos bastante úteis para emplacar o canal, atraindo e mantendo novos espectadores.

2 - Quer uma câmera melhor?

O passo natural das coisas mostra que, caso você queira atrair mais público, você vai precisar de uma câmera de qualidade razoável. Substituindo a webcam, qual câmera você deve usar?

Primeiramente, é importante que você saiba que, no início, quanto menos você gastar, melhor. Além disso, caso você tenha um smartphone topo de linha, como um Galaxy S8 ou um iPhone, é totalmente possível gravar vídeos de qualidade, principalmente por conta dos diversos recursos que suas câmeras possuem.

Mas caso você realmente queira fazer uma atualização de hardware com disposição para investir uma grana no projeto, uma DSLR como a Nikon D3400 pode ser uma boa opção. Com sensor de 24.2MP, a câmera tem bom desempenho mesmo com baixa luminosidade e grava vídeos Full HD 1080/60p. Além disso, a máquina possui conectividade com os smartphones, o que pode facilitar ainda mais o trabalho.

3 - Você pode querer um tripé

É claro que para ter melhores resultados, uma câmera precisa de um tripé. Felizmente, você não precisa gastar muito com isso. Caso você esteja gravando com seu smartphone ou algum outro dispositivo compacto (como uma GoPro), um tripé ultraportátil é mais que suficiente e tem preços acessíveis. Mas será que você precisa comprar, de fato, um tripé? Na verdade, muitos youtubers acabam usando objetos de sua própria casa para estabilizar suas câmeras. Pelo menos no início, uma pilha de livros deve bastar.

4 - Sim, microfone é necessário!

É aí que as coisas podem ficar complicadas, pois, em geral, os microfones não são baratos. Iniciar um canal do YouTube sem um microfone significa que você usará o microfone embutido no smartphone, tablet, webcam ou câmera de vídeo. Pode ser que funcione bem, mas pode ser que não. Para descobrir, sua única opção é testar e ver como fica a qualidade do áudio.

Este é um momento especialmente importante, já que vídeos com áudio ruim e ruídos podem afastar a audiência. Se o seu intuito é fazer um vlog, aposte em um microfone de lapela, que tem preços mais baixos e dão conta do recado, como o Shure MVL, que além de ser compatível com tablets e smartphones, é bastante útil para quem curte gravar vídeos ao vivo.

5 - Talvez você queira um Chroma Key

Se você quer brincar com edições de fundo, o Chroma Key é a melhor ideia, mas não é a única. Caso você esteja gravando vídeos na sua própria casa e não queira mostrar o cenário para o público, a tela infinita pode ser a solução - caso você realmente esteja levando o trabalho a sério e esteja disposto a gastar. De qualquer forma, na maioria das vezes você pode substituir o Chroma Key por uma cortina ou outro elemento usando a sua criatividade.

6 - Ferramentas de edição de áudio e vídeo

Além de investir em hardware, bons produtores de conteúdo trabalham bastante no processo de edição de seus vídeos. Para isso, você não precisa ser expert, pois há inúmeras ferramentas simples de edição disponíveis tanto para Windows quanto para o macOS.

Muitos youtubers utilizam plataformas básicas, como o Windows Movie Maker, iMovie e Wondershare Filmora. Mas atenção, pois talvez você não precise usar ferramentas de terceiros, afinal o próprio YouTube possui um ótimo editor de vídeos incorporado, então dê uma olhada antes! Além de um editor de vídeo, você pode precisar de um editor de áudio, como o Audacity, que permite editar, gravar, importar e exportar diversos formatos de arquivos de áudio.

Para além dos equipamentos...

Como você pode perceber, não é necessário mexer no bolso para começar um canal. Na verdade, se você tiver o básico, como um smartphone ou uma webcam, suas aventuras como youtuber já podem ser iniciadas. No final das contas, o mais importante de tudo é oferecer ao público conteúdos únicos, informativos, embasados e de qualidade. Se você já tem isso, o primeiro passo já está pronto, afinal, é a conquista da audiência que irá proporcionar o crescimento do seu trabalho na plataforma.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.