Novo Google Earth permite fazer visitas guiadas e conhecer casas tradicionais

Por Redação | 18.04.2017 às 10:18 - atualizado em 18.04.2017 às 14:08
photo_camera Divulgação

Apesar do Maps concentrar a maioria dos recursos de geolocalização do Google, a empresa ainda aposta em uma antiga ferramenta que deu origem ao seu famoso serviço de mapas. Trata-se do Google Earth, dedicado à visualização de várias regiões do globo. E para reforçar o investimento no programa, a gigante das buscas anunciou nesta terça-feira (18) uma nova versão da plataforma.

A principal novidade é que o usuário agora pode fazer visitas guiadas e interativas através da função "Voyager". Com atualizações semanais, a opção reúne os depoimentos de alguns dos mais conhecidos contadores de histórias, cientistas e organizações sem fins lucrativos que já viajaram por diversas regiões do planeta Terra. Até o momento, há mais de 50 histórias imersivas para escolher, entre elas os tesouros naturais da BBC Earth, a visita da especialista em primatas Jane Goodall ao Parque Nacional do Gombe, na Tanzânia, e as aventuras de Lola da Vila Sésamo no México.

Outro recurso do novo Earth é o "Estou com sorte", que revela locais escondidos em todo o mundo. Com um único clique, o programa seleciona um lugar aleatório em seu imenso acervo, como a ilha verde do Pemba, ao longo da costa Swahili, a histórica ópera La Scala, em Milão, na Itália, ou a fonte termal de Zao, em Yamagata, no Japão. Ao todo, são 20 mil lugares diferentes nessa categoria, que também exibe informações sobre a história do local visitado.

O Earth também ganhou uma nova ferramenta chamada "This is Home". Com ela, o internauta pode explorar casas tradicionais espalhadas pelo mundo, como uma residência peruana, uma barraca de beduínos ou um iglu na Groenlândia.

"Com o novo Earth, queremos abrir diferentes lupas para você ver o mundo e aprender um pouco sobre como tudo se encaixa, seja para abrir a sua mente com novas histórias ou ganhar uma nova perspectiva sobre locais e experiências que você faz questão de conhecer. É tudo o que você já gosta no Google Earth, mas agora com novas maneiras de explorar, aprender e compartilhar", destaca Gopal Shah, gerente de produto para o Google Earth.

Segundo a companhia, o novo Google Earth levou dois anos para ser desenvolvido e chega em versões para Chrome, na qual já está disponível, e Android, cujo lançamento deve acontecer ainda nesta semana. Dispositivos iOS e outros navegadores web receberão a plataforma em breve.

Fonte: Google