Novo código de erro "451" vai indicar quando um site é censurado

Por Redação | 21 de Dezembro de 2015 às 11h06

Os códigos de status da web são destinados a indicar erros que podem acontecer. Uma página em que o erro 404 é exibido, por exemplo, mostra que você tentou acessar um site ou conteúdo e o mesmo não foi encontrado. Agora, há um novo código que indicará quando uma página não estará disponível, mas de maneira intencional.

O código 451, recém-publicado, permitirá que os sites e provedores de rede avisem os internautas que um determinado conteúdo está indisponível por motivos de censura. Em teoria, essa é uma explicação bem mais específica do que o erro 403, que indica acesso proibido. Além disso, o novo código de status informa os usuários o quando o governo de seu país restringe conteúdos na internet.

Se o código realmente irá funcionar conforme o prometido, aí já é outra história. Afinal de contas, um país que tradicionalmente é conhecido por bloquear ou censurar conteúdo online poderia fazer isso com o código de status, não mostrando o real motivo de determinado site não estar disponível.

O código 451 parece que será mais útil em países livres, onde as proibições de conteúdos são mais propensos a ser uma exceção e não a regra. De qualquer forma, este é mais um recurso para manter as informações que estão disponíveis na internet livres para usuários em todo mundo.

Fonte: Engadget

Fonte: http://www.engadget.com/2015/12/20/web-status-code-for-censorship/