Publicidade

NIC.br lança guia de uso responsável da internet para professores

Por| 15 de Outubro de 2018 às 14h26

Link copiado!

NIC.br lança guia de uso responsável da internet para professores
NIC.br lança guia de uso responsável da internet para professores

A pulverização do acesso à internet, seja ela móvel ou fixa, fez com que a sala de aula vivenciasse uma readequação aos espectro online. Pensando nessa adaptação constante das instituições de ensino frente à população jovem cada vez mais conectada, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou hoje, 15, o “Guia #Internet com Responsa na sua Sala de Aula”, um compêndio de orientações e sugestões para professores e educadores auxiliarem alunos no que tange a diversos tópicos de interesse das novas gerações.

O guia traz material denso e aborda temáticas como a exposição exagerada nas redes sociais, a liberdade de expressão (e seus limites), além de trazer exemplos práticos onde os tópicos foram colocados à prova, como professores que expõem alunos pejorativamente ou publicam resultados e notas baixas de provas no intuito de denegrir a imagem de um estudante. No que tange aos alunos, o guia traz diversas orientações sobre ciberbullying, explicando as ramificações da lei para quem pratica "brincadeiras" que humilhem, ofendam, insultem, intimidem, discriminem ou ameacem outros alunos.

O lançamento e a discussão do guia foram exibidos em um hangout que contou com a presença das professoras Rosa Maria Rodrigues Lamana (representante do sistema público de ensino) e Valdenice Minatel (representante do sistema particular de ensino), bem como a Gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br e autora do Guia, Kelli Angelini.

Continua após a publicidade

“Além de estarem altamente conectados, devemos reconhecer que todo o educador exerce um papel fundamental na sociedade devido à sua influência e ao seu estímulo sobre o pensar, o questionar, o aprender e, em muitas vezes, o agir das crianças e dos adolescentes. Portanto, ser um bom exemplo, especialmente na Internet, faz total diferença. O que é postado na Internet pode ser visualizado, enviado e compartilhado inúmeras vezes. Então uma foto íntima, um vídeo ou comentário inapropriado pode causar uma série de mal-entendidos e julgamentos precipitados, inclusive abalar a reputação dos educadores e, em casos mais graves, gerar punições no âmbito cível e penal”, pontua Angelini.

O Guia #Internet com Responsa na sua Sala de Aula está disponível para download gratuitamente pela URL https://internetsegura.br/. Uma versão impressa do material está em produção e pode ser requisitada por e-mail, no mesmo endereço.