Netflix quer contratar especialistas em torrents e protocolos P2P

Por Redação | 21.05.2015 às 08:40

Quem olha na superfície pode até pensar que o Popcorn Time seria o anti-Netflix ao entregar um serviço parecido, só que de graça e baseado em downloads irregulares. A Netflix, porém, parece estar tomando algumas dicas de seu rival da pipoquinha e revelou trabalhar em um sistema P2P para melhorar a qualidade de suas transmissões e reduzir o consumo de banda.

A ideia é semelhante à de um torrent convencional – em vez de conectar servidor e usuário, o sistema também poderia ligar assinantes entre si, com eles trocando dados entre si através da internet. Para isso, precisa de um engenheiro sênior com experiência e especialização em tecnologias do tipo para liderar o projeto e atuar em todas as fases, desde seu desenvolvimento até os testes e, finalmente, sua implementação.

Apesar de normalmente ser relacionada a downloads ilegais e pirataria, a tecnologia P2P (ou peer-to-peer, que significa “par a par”) também pode ser aplicada a conteúdos legítimos. Existem projetos, por exemplo, que utilizam a rede entre usuários para permitir o acesso à internet em países cujos governos limitam sua utilização, ou para distribuir material original e gratuito de artistas, cineastas e todo tipo de produtor de conteúdo.

E mesmo tendo taxado o Popcorn Time como uma ameaça em seu mais recente relatório financeiro, a Netflix parece estar de olho nessa tendência. Em todo o mundo, são mais de 60 milhões de assinantes e o uso contínuo da plataforma acaba incorrendo em cada vez mais gastos com infraestrutura e manutenção. Ao ligar usuários entre si, esse total acaba caindo de forma bastante significativa.

Tudo, por enquanto, não passa de um protótipo e ainda não dá para saber se a ideia realmente verá a luz do dia. Caso você esteja interessado em participar, a vaga está disponível nos escritórios da Netflix na Califórnia, nos EUA, e requer experiência em desenvolvimento de protocolos e softwares P2P, além de conhecimento no desenvolvimento de aplicações e ferramentas relacionadas a vídeo e transmissão online.

Fontes: Netflix, Torrent Freak