Netflix explica como funcionará novo design da plataforma

Por Redação | 25 de Maio de 2015 às 12h22

Em março deste ano, um desenvolvedor chamado Renan Cakirerk escreveu uma pequena linha de código que criou um grande impacto no uso da Netflix. Ele criou o "God Mode", uma solução para a visualização do catálogo do site, que muitas vezes pode ser cansativa e exigir paciência. Uma vez ativado, o script dá uma roupagem renovada à plataforma de streaming, simplificando a forma que escolhemos um filme ou série.

Como resposta, a companhia disse que o "God Mode" já é um velho conhecido e que eles já tentaram adaptar o padrão ao site, sem sucesso. Eles ainda disseram que a tentativa foi um desastre.

"É a diferença entre o que as pessoas dizem que querem e o que elas realmente querem. Os consumidores dizem que querem ver cada título de um catálogo, mas quem é que tem tempo para passar por todos os títulos?", indagou Todd Yellin, vice-presidente de inovação da Netflix.

A plataforma de streaming de vídeos começou testando o recurso com pequenas porções de usuários, principalmente os novos, para não confundir os antigos. Contudo, ao invés de fazê-los assistir a mais conteúdo, o visual fez justamente o contrário. Yellin diz que os desenvolvedores chegaram à conclusão de que isso fez com que os usuários ficassem sobrecarregados.

Recentemente, a Netflix consertou uma falha na sua versão para a web e mudou consideravelmente a aparência da plataforma, que já pode ser vista por alguns usuários. Entre as mudanças estão um fundo escuro, mais parecido com a plataforma para smartphones, tablets e computadores.

Yellin disse à imprensa que a companhia não tem a intenção de buscar por mais cliques, pois essa não é uma boa métrica. "Estamos buscando encontrar a pessoa certa para assistir ao programa, porque nós queremos promover os nossos programas para a pessoa certa que realmente vai assistir", comenta.

No ano passado, 12 pesquisadores da Netflix foram encarregados de entrevistar mais de 1.500 usuários para entender a maneira como eles usam a plataforma. Eles também enviaram 15 milhões de questionários por e-mail para determinar qual é a melhor maneira de fazer os usuários assistirem aos vídeos.

Como resultado de toda essa pesquisa, Yellin diz que agora a Netflix passará a mostrar aquilo que as pessoas realmente assistem e não o que elas dizem que gostariam de assistir.

Atualmente, a Netflix tem diversos concorrentes, como o HBO Now, Amazon Prime Instant Video e o Hulu. A companhia tem como objetivo manter os seus 62 milhões de usuários, além de fidelizar os inscritos do primeiro mês gratuito para que passem a pagar pelo serviço.

Fonte: The Verge

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