Morre engenheiro-chefe do YouTube

Por Redação | 12.05.2015 às 17:00
photo_camera Reprodução/Google

Na noite de segunda-feira (11), morreu o engenheiro-chefe e um dos vice-presidentes do Google, Venkat Panchapakesan. Nascido na Índia, o engenheiro perdeu sua batalha contra o câncer, deixando esposa e dois filhos.

O indiano havia passado mais de uma década como funcionário do Yahoo, onde trabalhou desenvolvendo uma série de produtos e pesquisas em seu país natal, antes de iniciar sua residência empresarial na Greylock Partners, já no Vale do Silício, em 2009. No ano seguinte, Panchapakesan foi contratado pelo Google e, em junho daquele ano, foi promovido a engenheiro-chefe do YouTube, reportando-se apenas para Susan Wojcicki, CEO do site de vídeos.

"Venkat era um líder muito querido em nosso time de engenheiros e nós ficamos profundamente tristes ao saber de seu falecimento", comentou Wojcicki em nota oficial. "Ele era adorado por todos que trabalhavam com ele e sua falta será sentida por todos que o conheceram. Nossos pensamentos estão com a família nesse momento difícil", finalizou a CEO do YouTube.

Anand Chandrasekaran, uma das chefes de produção da empresa indiana Airtel e prima de Panchapakesan, o descreveu como "um herói para muitos". Chandrasekaran, que também foi uma das vice-presidentes do Yahoo na Índia, disse que seu primo era "ao mesmo tempo inteligente e humilde, com extrema ética no trabalho e empolgação digna de uma criança".

Em uma troca de e-mails realizada pelos dois primos sobre a doença do ex VP do YouTube, Venkat Panchapakesan escreveu: "Estou lidando com isso (o câncer) com o mesmo espírito positivo que lido com todas as outras coisas".

Via ReCode.