Publicidade

Ministro volta atrás e diz que está na luta por internet ilimitada

Por| 29 de Abril de 2016 às 13h06

Link copiado!

Ministro volta atrás e diz que está na luta por internet ilimitada
Ministro volta atrás e diz que está na luta por internet ilimitada

Depois de ter aparentemente desistido da ideia, o ministro das Comunicações André Figueiredo confirmou na manhã desta sexta-feira (29/05) que o governo não pretende acabar com o plano de regulamentar a internet e deve lançar uma nova versão do Plano Nacional da Banda Larga, que se chamaria "Brasil Inteligente". O anúncio da medida deve acontecer na próxima semana durante uma cerimônia oficial realizada em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

A regulamentação trará uma série de regras para as operadoras: segundo Figueiredo, o Ministério das Comunicações, em conjunto com a Anatel, irá implementar mudanças no regulamento dos serviços de comunicação multimídia (SCM) para assegurar que as provedoras ofereçam planos sem limite de dados, além de opções com franquia. Durante uma visita à redação do jornal O Estado de S.Paulo, o ministro foi direto e disse aos jornalistas: "Não iremos desistir da banda larga ilimitada".

Devido à polêmica da banda larga nas últimas semanas, Figueiredo se encontra em um redemoinho de pressões e opiniões. Em menos de 24, o titular da pasta de Comunicações foi de um extremo ao outro. Na quinta-feira (28), ele afirmou em comunicado que o ministério não interferiria mais no trabalho da Anatel, já que a agência estaria comprometida a conduzir ações para regulamentar este mercado.

Entretanto, parece que a presidente Dilma Rousseff quis entrar no jogo, com a possibilidade de emitir decretos para suspender a redução de velocidades ou cobranças adicionais por franquia. Com isso, o MinC volta à mesa de discussões. Tão complicado de conduzir quanto é complicado de resolver.

Continua após a publicidade

O ministro ainda disse à imprensa que passou a última semana inteira em reuniões com os chefões das principais empresas desse setor no Brasil, e que as fez comprometer-se publicamente a não alterar os contratos já vigentes.

Será que essa novela está se encerrando com um final feliz para nós, os consumidores? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Fonte: O Estado de S.Paulo