Material Design do Google chega também ao YouTube
Por Felipe Demartini | 02 de Maio de 2016 às 15h04
Depois de redesenhar praticamente todas as suas soluções para celulares e tablets, o Google começa agora a trazer o Material Design também para o computador. E o felizardo da vez nessa reformulação é o YouTube, que começou a receber os novos conceitos de arte e usabilidade nesta segunda-feira (02).
A mudança é daquelas que altera bastante coisa na interface, mas ao mesmo tempo, é bastante familiar, principalmente para quem já for usuário das versões mobiles. A principal mudança se dá em termos de ícones e indicações visuais, com desenhos substituindo muitos dos botões com informações por escrito, além de um uso maior de cores sólidas e textos maiores nas páginas de canais, principalmente.
A barra de busca de vídeos, por exemplo, se torna centralizada na página e ganha um redesenho. Enquanto isso, o tradicional botão “Upload” na parte de cima desaparece, sendo substituído por uma seta para cima, como nos celulares e tablets, enquanto a opção de realizar o login ganha maior destaque e aparece em vermelho.
Nos canais, a cor de visualização assume ares da predominante na imagem de destaque, enquanto o logo passa a aparecer dentro de um círculo. Opções de playlists selecionadas aparecem na parte superior da página, enquanto o total de assinantes e o botão para se inscrever também ganham maior predominância, de forma a aumentar o engajamento. É um layout semelhante, também, ao que já é usado na interface YouTube Gaming, disponível para conteúdo de jogos eletrônicos.
Como toda grande novidade, ela está sendo implementada aos poucos e deve estar disponível para todos os usuários nas próximas semanas. Aparentemente, usuários dos Estados Unidos que acessem o YouTube sem estarem logados no site são os primeiros a terem acesso às novidades, que deve, pouco a pouco, começar a aparecer para os milhões de utilizadores internacionais da plataforma.
Fontes: YouTube, The Next Web