Mais de 70 milhões de brasileiros usam smartphones para acessar a internet

Por Redação | 21 de Setembro de 2015 às 13h35

Um estudo realizado pela Nielsen IBOPE mostrou que 72,4 milhões de pessoas utilizam smartphones para ter acesso à internet no Brasil. O número diz respeito ao segundo trimestre de 2015 e representa um aumento de 4% em relação aos 68,4 milhões do primeiro período do ano.

De acordo com os dados levantados, adultos, idosos e mulheres foram os maiores responsáveis pelo aumento do uso do smartphone como meio de acesso à internet. Pessoas com mais de 35 anos de idade representavam 35% dos usuários de smartphones conectados no quarto trimestre de 2014, mas chegou a 38% no segundo trimestre de 2015. Já as mulheres representam 52% dos usuários de smartphones no segundo trimestre.

A pesquisa também indicou dados interessantes sobre os hábitos dos brasileiros que usam seus dispositivos móveis para acessar a internet. Uma das descobertas é que seis dos 20 aplicativos mais usados em smartphones do país são de redes sociais ou de troca de mensagens, indicando que a comunicação é o foco principal.

Quando questionados sobre os momentos em que mais usam seus smartphone com internet, 48% dos usuários entrevistados disseram que o fazem antes de dormir, enquanto 46% usam mais o dispositivo enquanto esperam. O hábito de assistir TV e usar smartphones ao mesmo tempo também continua forte, com 34% dos usuários admitindo que fazem isso com frequência. Curiosamente, 20% dos pesquisados disseram que o momento em que mais usam seus smartphones é quando estão no banheiro.

A pesquisa que identificou os aplicativos e os momentos de uso do smartphone foi realizada pela internet com 898 usuários de smartphones de todo o Brasil entre 28 de julho e 5 de agosto de 2015.

Deixando os smartphones de lado, a pesquisa também mostrou que o número de brasileiros que moram em domicílios com acesso a um computador com internet chegou a 96,1 milhões em julho de 2015. Quando se considera todo o conjunto de pessoas com acesso ao computador com internet em casa ou no local de trabalho, o número é de 103,4 milhões.

Uso de internet

Via Nielsen

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.