Publicidade

Mais de 50 cidades brasileiras ganham domínio nacional pelo NIC.br

Por| 18 de Janeiro de 2018 às 20h04

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de domínios “.br”, comunica nesta quinta-feira (17) o encerramento da campanha “Cidades.br”. Por meio desta iniciativa, usuários de internet interessados em registrar domínios com a terminação “.br” contam agora com mais de 56 opções de Domínios de Primeiro Nível (DPNs/categorias), relacionadas às cidades brasileiras.

A campanha em questão promoveu uma chamada de sugestões por sete meses, e através da iniciativa, recebeu mais de 10.000 contribuições de nomes e apelidos que poderiam representar os municípios brasileiros. Dentre os domínios mais populares até o momento estão “sampa.br”, “curitiba.br”, “poa.br” e “floripa.br”, além de “rio.br”, que já estava disponível para registro.

Até então, mais de 40 mil domínios com nomes de cidades já foram registrados. Este número representa quase 8% da base de domínios “.br” que não são “.com.br”. Os resultados obtidos pela campanha têm impacto direto sobre empresários, profissionais liberais, prestadores de serviço e usuários de internet que agora podem registrar domínios como “exemplo.cidade.br” ou “empresa.municipio.br” ou ainda “ideia.local.br”, dentre tantas outras opções para cada uma das 56 localidades disponíveis.

O NIC.br atualmente disponibiliza mais de 120 categorias, incluindo os já mencionados domínios voltados às cidades, e também os destinados a pessoas físicas (como “blog.br” ou “wiki.br”), profissionais liberais (“eng.br”, “adv.br”, entre outras), pessoas jurídicas (“tv.br”, “tur.br, etc.), e genéricos como os “com.br” — o mais popular, atualmente com 90% da base de registros.

Continua após a publicidade

Um dos recursos recentemente ofertados pelo NIC.br permite aos usuários do domínio “.br” um redirecionamento de página, mantendo assim os conteúdos originais localizáveis. A anuidade do domínio “.br” custa R$ 40 e, ao contribuir com o registro sob esta terminação, os usuários permitem que o NIC.br possam investir em uma série de ações e projetos que geram benefícios e melhorias das atividades relacionadas à infraestrutura da Internet disponíveis no país.

Fonte: NIC.br