Publicidade

Julian Assange tem ordem de extradição emitida pela justiça do Reino Unido

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Abril de 2022 às 14h30

Link copiado!

Espen Moe/Flickr
Espen Moe/Flickr
Tudo sobre WikiLeaks

A justiça do Reino Unido emitiu uma ordem formal para extradição de Julian Assange, criador do WikiLeaks, aos Estados Unidos, em audiência realizada nesta quarta (20). O ativista é procurado nos EUA após 18 acusações criminais depois da publicação de milhares de arquivos confidenciais e comunicados diplomáticos do país norte-americano em 2010. Agora, a decisão está nas mãos do governo britânico, mas a defesa ainda pode recorrer.

Assange compareceu virtualmente à audiência a partir da prisão de alta segurança de Belmarsh, em Londres, onde está preso desde quando foi detido na embaixada equatoriana na capital britânica, em 2019. Os advogados do ativista apresentarão o caso à secretária de estado para Assuntos Internos do Reino Unido Priti Patel, na esperança de que ela intervenha no processo de extradição.

Continua após a publicidade

Sentença de até 175 anos

Embora os Estados Unidos afirmem que a pena de Assange seria de quatro a seis anos de prisão, a pena pode ser de até 175 anos se ele for condenado. Desde a prisão, a extradição motivou inúmeras disputas judiciais: em janeiro de 2021, a justiça britânica concluiu que o deslocamento do programador seria prejudicial para a sua saúde mental, decisão anulada pela corte em dezembro.

A secretária Patel é vista como favorável ao processo de extradição de Assange, considerada uma grande aliada dos EUA. A saúde do delator é o principal argumento usado pela defesa contra o envio dele ao país norte-americano, embora o advogado dos EUA, James Lewis, afirme que o ativista receberia todos os cuidados médicos necessários.

Continua após a publicidade

Agora, a defesa de Assange tem até 18 de maio para recorrer da decisão.

Fonte: CNN