Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Julian Assange | Justiça mantém mandato de prisão contra fundador do WikiLeaks

Por| 13 de Fevereiro de 2018 às 18h58

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre WikiLeaks

Refugiado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, Julian Assange sofreu mais um revés na Justiça britânica nesta terça-feira (13): o fundador do WikiLeakes teve seu pedido de retirada do mandato de prisão rejeitado.

Segundo o tribunal de Westminster, a manutenção do mandato de prisão "não fere o interesse público" conforme alegou a defesa de Assange em novo recurso apresentado à Justiça. Esta é a segunda derrota do australiano fundador do WikiLeaks em duas semanas.

Há uma semana, ele havia alegado que a ordem de prisão contra ele "perdeu seu propósito e função", haja vista que as investigações das autoridades suecas sobre as acusações de estupro contra ele foram arquivadas em maio de 2017.

Em julgamento no dia 6 de fevereiro, o tribunal londrino refutou os argumentos e julgou o mandato válido, algo que voltou a se repetir hoje. A defesa de Assange também alega que ele sofre de depressão e outros problemas de saúde. Todavia, para a juíza Emma Arbuthnot, responsável pelo caso, esse argumento não justifica a suspensão do pedido de prisão.

Continua após a publicidade

Arbuthnot também afirmou que enxerga Assange como uma "pessoa que se considera acima da Lei e que quer justiça apenas se ela for a seu favor". Para ela, "a prisão é uma resposta proporcional, mesmo que Assange restrinja sua própria liberdade há anos".

Vida de asilado

O mandato de prisão contra o jornalista e ciberativista foi emitido em 2012, quando ele violou os termos de sua liberdade condicional ao se refugiar na embaixada do Equador em Knightsbridge, bairro da capital britânica. Segundo o australiano, ele decidiu se asilar no local para evitar ser extraditado para a Suécia, onde era acusado desde 2010 de estupro e agressão sexual — que ele nega.

O grande medo de Assange é, ao sair da embaixada equatoriana, ser preso e extraditado para julgamento nos Estados Unidos pela divulgação de milhares de documentos secretos do Pentágono e diplomáticos dos EUA. Isolado na embaixada há quase seis anos, o fundador do WikiLeaks afirma que "já cumpriu mais de três vezes a pena máxima" de escapar da Justiça, mas segue com esperanças de que o imbróglio jurídico e diplomático se resolva.

Continua após a publicidade

Para ajudá-lo, em dezembro de 2017 o Equador lhe concedeu nacionalidade equatoriana na esperança de lhe garantir segurança ao deixar a embaixada. Entretanto, como o Reino Unido se recusou a conceder o status diplomático, Julian Assange continua asilado na representação diplomática.

Fonte: BBC