Publicidade

John Perry Barlow, defensor da liberdade de expressão na internet, morre aos 70

Por| 08 de Fevereiro de 2018 às 14h54

Link copiado!

joi
joi

John Perry Barlow, defensor da liberdade de expressão e um dos pioneiros da internet, morreu nesta quarta-feira (7). Ele também foi letrista da banda Grateful Dead. Barlow estava doente havia vários anos, mas não foram revelados detalhes da sua saúde.

Ele foi cofundador da Electronic Frontier Foundation (EFF), organização dedicada a lutar pela liberdade de expressão e dos direitos civis em questões relacionadas ao mundo digital.

Um dos seus textos mais representativos é a Declaração de Independência do Ciberespaço, publicada em 1996. No documento, ele pede que os governos parem de se intrometer nos assuntos das comunidades virtuais.

No encerramento do texto, ele escreveu: "Criaremos a civilização da Mente no Ciberespaço. Ela poderá ser mais humana e justa do que o mundo que vocês governantes fizeram antes".

Continua após a publicidade

Reconhecimento

Bob Weir, um dos membros fundadores da Grateful Dead, escreveu no Twitter que Barlow viverá nas músicas que escreveram. O Dead é uma das bandas mais representativas da contracultura dos anos 1960.

Cindy Cohn, diretora da EFF, reconheceu, durante o anúncio da morte de Barlow, a importância dele para a internet: "Não é exagero dizer que as principais partes da internet que todos conhecemos e amamos hoje existem e prosperam devido à visão e liderança de Barlow", disse Cohn.

Barlow começou a se envolver com direitos digitais quando participou do WELL, um dos primeiros fóruns de bate-papo eletrônico. Foi um dos primeiros a se referir a esses ambientes como ciberespaço e que era necessário determinar novas regras e comportamentos.

Continua após a publicidade

A EFF surgiu inspirado no Well e com participação de membros da alta hierarquia do fórum.

Fonte: BBC