Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Internet "via luz" pode não ser tão boa quanto parece

Por| 01 de Dezembro de 2015 às 13h17

Link copiado!

Internet "via luz" pode não ser tão boa quanto parece
Internet "via luz" pode não ser tão boa quanto parece

Na última semana, usuários e a imprensa de todo o mundo viram com bons olhos a descoberta da empresa estoniana Velmenni, que disse ter obtido velocidades 100 vezes mais rápidas que as do Wi-Fi durante testes com uma tecnologia de transmissão de internet pela luz. O Li-Fi, como foi chamado, ainda pode estar a alguns anos de se tornar comercialmente viável, mas começou a ser divulgado como a grande revolução no acesso sem fio à rede.

Isso, porém, pode não ser tão verdadeiro assim. De acordo com Harald Hass, professor da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e um dos inventores da tecnologia, ainda existem muitos fatores a serem desenvolvidos antes de uma aplicação comercial do Li-Fi. Ele fala não apenas de equipamentos como computadores e smartphones, que precisam estar habilitados para receber o sinal, mas também da infraestrutura já preparada hoje para uso do Wi-Fi, e os custos e complexidade envolvidos em uma substituição.

Especialistas citam também as limitações que poderiam, simplesmente, derrubar tudo. A internet via luz, por exemplo, não funciona em ambientes abertos ou sob a luz do dia, simplesmente porque os receptores não seriam capazes de distinguir perfeitamente os LEDs responsáveis pela transmissão. Além disso, ainda existiriam diversos problemas relacionados à iluminação artificial, decoração e outros sinais luminosos que teriam que ser diferenciados, gerando desenvolvimentos adicionais e muita interferência.

Um dos aspectos citados como um mecanismo de segurança pela Velmenni – o fato de o sinal Li-Fi não atravessar paredes, o que manteria as redes muito mais controláveis que no caso do Wi-Fi – também tem seu lado negativo. Por conta disso, o alcance é mais curto, claro, mas também é incapaz de atravessar pessoas que possam estar andando pelo ambiente, causando intermitências e exigindo a instalação de diversas lâmpadas. Isso também permitiria que hackers bem equipados ultrapassassem a suposta proteção, obtendo acesso à rede utilizando lentes de longa distância ligadas a receptores, por exemplo.

Continua após a publicidade

O professor cita ainda outros obstáculos comerciais, como os gastos energéticos provenientes de conjuntos de luzes ligados o tempo todo e o custo envolvido na operação, uma vez que não basta apenas instalar os LEDs para que tudo funcione. Para especialistas, os dias do Wi-Fi estão longe de estarem contados.

Por outro lado, nichos específicos podem se aproveitar bastante dessa tecnologia. É o caso, por exemplo, de companhias aéreas, que poderiam implementar sistemas de internet a bordo utilizando o Li-Fi, diminuindo o número de sinais transmitidos e evitando interferências. Aqui parece estar o grande pulo do gato para empresas como a Velmenni e outras, que andam apostando alto na tecnologia.

Fonte: TechCrunch