Internet de alta velocidade é essencial para a qualidade de vida, diz Canadá

Por Redação | 22 de Dezembro de 2016 às 11h51
photo_camera Divulgação

No Brasil, a internet de alta velocidade ainda é uma utopia para a grande maioria dos cidadãos, mas no Canadá as coisas são bem diferentes. O país reconheceu o óbvio e declarou que esse tipo de conexão de banda larga deve ser um serviço básico e acessível para todos.

A declaração foi feita pela agência reguladora de telecomunicações do Canadá (CRTC), que anteriormente havia concedido essa designação apenas para os serviços de telefonia fixa. A ampliação do acesso à banda larga de alta velocidade terá o suporte de um pacote de investimento de US$ 750 milhões do governo, que deve ajudar a cobrir áreas rurais.

A instituição da banda larga como um serviço básico e essencial veio acompanhada de novos objetivos estabelecidos pela agência: para os serviços de banda larga fixa, todos os cidadãos devem ter a opção de dados ilimitados com velocidades de pelo menos 50 megabits por segundo para donwloads e 10 megabits por segundo para uploads. Isso significa um aumento de dez vezes nas metas estabelecidas no país em 2011.

Já as metas para cobertura móvel são menos ambiciosos e indicam apenas "o acesso à tecnologia móvel sem fio mais recente" nas cidades e nos principais corredores de transporte. "Esses objetivos são ambiciosos , não serão fáceis de alcançar e custarão dinheiro, mas não temos escolha", disse o presidente da CRTC, Jean-Pierre Blais.

A CRTC estima que cerca de dois milhões de famílias canadenses, ou 18% da população, não têm acesso às velocidades desejadas. O fundo milionário disponibilizado pelo governo para apoiar a ampliação ajudará a pagar pela infraestrutura necessária para atingir as metas traçadas. O dinheiro será distribuído ao longo de cinco anos, com a CRTC estimando que 90% dos canadenses tenham acesso às novas velocidades até 2021.

Via The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.