Concurso do YouTube vai dar treinamento e R$ 8 mil para produtores de conteúdo

Por Redação | 01.06.2016 às 14:07

O YouTube confirmou hoje (01), em sua página oficial de eventos, que já estão abertas as inscrições para a segunda edição do concurso YouTube NextUp no Brasil. A ideia já existe nos EUA desde 2011 e aceitou inscrições de canais brasileiros pela primeira vez em 2012. O concurso tem como principal objetivo oferecer aos candidatos selecionados mais de 360 bolsas com aulas gratuitas do próprio YouTube sobre como promover e produzir vídeos na plataforma.

As inscrições serão aceitas até o dia 03 de junho e você pode se inscrever por meio da página oficial do NextUp Brasil 2016. Para participar, é necessário que o candidato cumpra todos os requisitos exigidos pela empresa no edital do concurso, tais como ser residente fixo do Brasil, ter mais de 18 anos de idade, ter publicado no mínimo 1 vídeo nos últimos 90 dias em seu canal, não ter sido penalizado com os famosos 'strikes' por plágio ou pirataria, e ter, no mínimo 10 mil inscritos.

Youtube Next Up Brasil 2016

O concurso já teve edições em mais 15 países e já formou mais de 230 'vloggers' profissionais (Imagem/Reprod.: YouTube)

O YouTube informa que também é necessário ter seu conteúdo monetizado e ser um parceiro da empresa. Caso o canal inscrito tenha uma equipe ou mais de uma pessoa responsável, é necessário que apenas um dos envolvidos seja escolhido para representá-lo e para participar dos workshops sobre produção e edição de vídeos a serem realizados em São Paulo, entre os dias 11 e 15 de julho. O YouTube não afirmou se cobre os custos para que os ganhadores visitem a metrópole, mas é válido informar que todos os selecionados ganharão, além dos cursos, uma bolsa de R$ 8.000 em vale-compras para dar um upgrade em seus equipamentos e estúdio de filmagem.

Ao clicar no botão 'Inscrever-se agora', quem decidir participar deve responder três perguntas sobre por que deseja participar do programa, quais são suas ideias para melhorar o conteúdo de seu canal ao longo do ano e quais são seus planos para colaborar com a comunidade da plataforma. Para realizar a inscrição, de fato, é necessário enviar um vídeo de, no máximo, 5 minutos que deve ser parte dos vídeos do próprio canal candidato.

Os pontos mais observados pela equipe avaliadora serão tanto a respeito dos vídeos quanto dos planos futuros para o seu canal. Aspectos como originalidade, conteúdo, qualidade de produção e possibilidade de desenvolvimento serão chave para decidir quais produtores serão selecionados ou não. Os que merecerem participar do programa ganharão além da bolsa e dos cursos — que compreendem a base técnica completa sobre produção e edição de vídeos — o apoio do time de parcerias do YouTube por 3 meses, para alavancar o crescimento e divulgação do seu canal.

Os vencedores da empreitada terão seus nomes divulgados no dia 30 de junho. Se você quer participar, verifique se você e o seu canal cumprem com todos os requisitos descritos no edital do concurso e caso o façam, boa sorte!

Fonte: YouTube