Publicidade

Insatisfeito com Gmail, ex-designer da Google cria extensão para "consertá-lo"

Por| 26 de Abril de 2019 às 18h00

Link copiado!

Insatisfeito com Gmail, ex-designer da Google cria extensão para "consertá-lo"
Insatisfeito com Gmail, ex-designer da Google cria extensão para "consertá-lo"
Tudo sobre Google

O co-criador do aplicativo Inbox da Google, e ex-designer líder do Gmail, não está muito contente com o visual do e-mail e lançou uma extensão do Chrome para simplificar e "consertar" a interface web do Gmail.

O Simplify foi lançado um dia depois do 15º aniversário do Gmail, que também foi a data em que o Inbox foi descontinuado. O responsável pela extensão é Michael Leggett, designer líder do Gmail entre 2008 e 2012 e que deixou a Google em 2015.

A extensão apresenta vários pequenos ajustes na interface de web do Gmail. As barras laterais esquerda e direita, por exemplo, podem ser ocultadas e a barra de pesquisa na parte superior é minimizada por padrão. Além disso, o botão para escrever um novo e-mail foi do canto superior esquerdo para o canto inferior direito.

Continua após a publicidade

Outra alteração importante é a remoção do logotipo do Gmail. "Vá ver qualquer aplicativo de desktop e me diga quantos têm um enorme logotipo no canto superior esquerdo", comentou Leggett em uma entrevista ao site Fast Company. "É puro ego, pura besteira. Acabe com o logotipo. Me dá um tempo".

A extensão reflete a estratégia adotada pela Leggett na Google, na qual ele usou o Inbox para apresentar recursos e incentivar a empresa a alterar o serviço do Gmail. Desde 2014, o Inbox servia como uma espécie de “laboratório” para a Google, que experimentava nele as mudanças que pretendia inserir cedo ou tarde no Gmail.

Ao longo desse período, a empresa portou funções de um para outro, adicionando e removendo recursos conforme feedback da comunidade. De acordo com Leggett, muitas de sugestões acabaram sendo incluídas no Gmail, como as respostas inteligentes e o recurso para adiar e-mails.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge