Huawei consegue transmissão óptica de quase 650 Km — sem repetição

Por Redação | 28.09.2016 às 23:20

A Huawei Marine Networks acaba de bater um novo recorde em transmissão de dados em fibra óptica na China: graças à tecnologia 100G, a chinesa chegou aos 648,5 Km em um teste laboratorial, sem nenhuma repetição. No teste, foi utilizada uma fibra óptica de perda ultra baixa com auxílio das soluções Enhanced Raman Amplifier (ERPC) e Remote Optical Pump Amplifier (ROPA).

Para alcançar o resultado, os pesquisadores da empresa combinaram a modulação PDM BPSK, a OSDP e a terceira geração da tecnologia Soft Decision de 100G, que reduz o requisito OSNR mas trabalha com a alta dependência do módulo de compensação de dispersão e baixo PMD. Além disso, foi observado também um ganho de codificação, enquanto a capacidade de transmissão 100G foi aperfeiçoada nos testes, à medida em que a distância da transmissão aumenta.

Aliás, há um ponto interessante a ser observado aqui: quanto menos repetidores instalados em uma rede de fibra óptica, menor a perda de eficiência e menos ruídos estarão presentes no processo. Graças às tecnologias envolvidas, a chinesa conseguiu melhorar a capacidade de transmissão do 100G, sem precisar de subterfúgios como repetidores de rede nem reforço na potência do bombeio óptico.

"A Huawei Marine conseguiu outro marco inédito em sistemas sem repetição, o que demonstra nosso compromisso contínuo com tecnologia de alta performance", disse Zhang Shigui, presidente de tecnologia da empresa. "Em uso comercial, esta tecnologia ampliará o alcance de sistemas sem repetição, gerando mais valor para nossos clientes".

O último teste da Huawei, realizado em abril deste ano, bateu 627 Km de distância.

Fonte: Huawei Marine Newsroom, Via ConvergeDigest