Hotéis poderão cobrar diárias mais baratas que as anunciadas por agências online

Por Ares Saturno | 28 de Março de 2018 às 08h57

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) entrou em acordo com as agências de viagens online Booking, Decolar e Expedia para flexibilizar a cláusula de paridade, acordo entre as empresas e hotéis que define que nenhum preço será menor que o praticado pelas agências.

Segundo o Cade, a exigência contratual é justificável, uma vez que, na inexistência dela, os sites poderiam prestar o serviço de publicidade dos hotéis parceiros sem receber nenhum tipo de vantagem caso os consumidores firmassem reservas por outros meios.

Entretanto, o Cade não concorda que as cláusulas de paridade proíbam os hotéis de ofertar melhores preços quando contratados por meios offline, como telefone, agências físicas de turismo ou mesmo contratação direta no balcão.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O acordo permite que a cláusula continue em relação aos preços online, inclusive para os ofertados diretamente nos sites dos estabelecimentos. Segundo o Cade, a cláusula como era praticada anteriormente poderia dificultar a concorrência de novas agências, tornando o serviço de reservas online uma espécie de monopólio.

Fonte: Folha

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.