Gráficos mostram popularidade de emojis em todo o mundo

Por Redação | 24 de Maio de 2017 às 12h21
photo_camera Print Bárbara Lage

Ferramentas de análise para medir a popularidade de termos são velhas conhecidas de quem trabalha com internet, sendo usadas para medir tendências e a frequência de busca por determinados assuntos ou tópicos. Agora, alguém decidiu aplicar essa mesma dinâmica aos emojis, de forma a mostrar quais ícones estão caindo em desuso e o caminho de alguns deles até o sucesso.

Utilizando dados do Google, a ferramenta lançada pela Emojipedia concentra informações dos últimos cinco anos e as apresenta em forma de gráficos, mostrando a evolução de sua utilização ao longo do tempo. Os dados foram acrescentados às páginas de cada emoticon no serviço, ao lado de informações sobre contexto e histórico de atualizações e lançamento.

Uma análise rápida das informações mostra que, por exemplo, o símbolo “Top” encontra-se em seus melhores dias atualmente. Apesar de apresentar grande flutuação histórica, ele vem ganhando cada vez mais tração desde o final do ano passado, num movimento contínuo de aumento de popularidade desde o início do mês de abril, apesar de uma queda ter ameaçado sua soberania no início do ano.

Enquanto isso, o simpático cocôzinho já começa a amargar o esquecimento após um pico no total de usuários no início do ano, que o levou a virar até mesmo almofadas vendidas nas melhores lojas do ramo. Não dá para saber se autoridades sanitárias têm algo a ver com essa situação, entretanto.

Todos os gráficos geram links diretos para a ferramenta Google Trends, que também permite comparar a popularidade de dois ou mais emojis ao mesmo tempo. Uma boa notícia principalmente para quem trabalha com mídias sociais e deseja aplicar os conceitos de SEO até mesmo aos mínimos detalhes de suas publicações.

Fonte: Emojipedia