Publicidade

Governo vai exigir que operadoras ofereçam alternativa ilimitada em seus planos

Por| 20 de Abril de 2016 às 09h36

Link copiado!

Governo vai exigir que operadoras ofereçam alternativa ilimitada em seus planos
Governo vai exigir que operadoras ofereçam alternativa ilimitada em seus planos
Tudo sobre Opera

E a briga entre consumidores e operadoras de telefonia acaba de ganhar um novo capítulo. Após a novela envolvendo a questão ter se complicado após a própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ter declarado que a era da internet ilimitada chegou ao fim, o próprio governo decidiu intervir na questão e agora exige que as empresas tenham pelo menos um plano sem pacote de dados entre as opções oferecidas ao mercado.

Como aponta o jornal Folha de São Paulo, o governo vai elaborar um termo de compromisso que determina o que as empresas poderão ou não fazer nessa mudança em seus planos. E o ponto mais relevante é exatamente essa exigência de que haja pacotes ilimitados entre as opções. A ideia é que o consumidor tenha a opção de escolher qual produto se encaixa melhor em seu estilo de uso e não obrigar uma restrição, como já acontece com a telefonia móvel.

Outro ponto destacado pelo governo é que os contratos atuais não serão alterados. A ideia é fazer com que as companhias não alterem os contratos vigentes, o que significa que aqueles que já possuem uma internet ilimitada não precisarão sofrer com franquias e limites de dados. No entanto, se decidir atualizar seu plano ou algo que envolva assinar um novo contrato, o cliente adere aos novos termos. Por fim, as operadoras também serão obrigadas a oferecer uma ferramenta para que o público acompanhe o seu perfil de consumo, monitorando o volume de dados gasto e facilitando o controle do que ainda pode ser usado.

O termo deve ser entregue nesta quarta-feira (20) pelo Ministério das Comunicações. De acordo com o ministro André Figueiredo, responsável pela pasta, o governo vai exigir que as empresas assinem o termo e espera que toda a questão esteja resolvida já na próxima semana. Ou, na pior das hipóteses, no início de maio. A cobrança de franquias pelas operadoras estava prevista para acontecer em 2017, mas os polêmicos contratos com os novos planos já são ofertados desde fevereiro.

Continua após a publicidade

E, no fim, isso significa que a briga terminou? Difícil dizer. De fato, a intervenção do governo acaba com um ponto que incomodava o consumidor desde que o assunto veio à tona, que era a falta de opção. Quando as companhias de telecomunicação anunciaram que a banda larga fixa também teria limite de dados, muito se falou sobre a falta de uma alternativa ilimitada. Assim, isso deixa de ser um problema.

No entanto, pode apostar que esse pacote sem franquia não será barato. Nenhuma das empresas comentou ainda sobre o caso, mas não é preciso ser nenhum especialista para saber que esses pacotes estarão ali para poucos. Como a própria Anatel já havia dito antes, quem utiliza muito vai pagar mais, já que o modelo atual fazia com que usuários mais comedidos pagassem pelo conteúdo que os heavy users utilizavam.

Fonte: Folha de São Paulo