Publicidade

Governo pode alterar regras no Marco Civil para favorecer operadoras de internet

Por| 19 de Maio de 2015 às 11h04

Link copiado!

Governo pode alterar regras no Marco Civil para favorecer operadoras de internet
Governo pode alterar regras no Marco Civil para favorecer operadoras de internet
Tudo sobre Opera

A polêmica da neutralidade de rede no Marco Civil da Internet brasileira não deve terminar tão cedo. E agora o governo começa a sinalizar como deve tratar este ponto da lei que regulamenta o uso da web no país.

Nas últimas semanas, o ministro das Comunicações Ricardo Berzoini, participou de algumas audiências públicas no Congresso para discutir assuntos mais específicos do setor de telecomunicações. Para ele, é necessário buscar modelos de negócios que viabilizem que as companhias de telecomunicações sejam devidamente remuneradas pelo uso de suas infraestruturas.

Na prática, essa declaração indica que o governo está favorável a mudanças no texto do Marco Civil que aborda a neutralidade de rede. Este ponto evita que operadoras de internet banda larga e telefonia móvel discriminem certos serviços em prol de outros, obrigando que as entidades ofereçam a mesma velocidade e qualidade para qualquer conteúdo, independentemente do tipo de navegação. Por exemplo: se você possui um plano com velocidade de 10 Mbps, os mesmos 10 Mbps terão que estar disponíveis desde a visualização de um vídeo em alta definição até o simples acesso ao seu serviço de e-mail.

Consultas públicas realizadas pelo Ministério da Justiça e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretendem discutir o tema e a Casa Civil terá palavra final sobre o decreto presidencial sobre o assunto.

Continua após a publicidade

De acordo com Berzoini, além da neutralidade de rede, "temos que discutir como a transformação tecnológica e a mudança de modelo de negócio das empresas de conteúdo podem ter retorno para quem investe em rede". O ministro se refere aos grandes produtores de conteúdo, como redes sociais e assinaturas de streaming de vídeos pela internet, que não pagam pelo tráfego de dados gerado pelos seus serviços. Em todo o mundo existe uma discussão a respeito da possibilidade de cobrança diferenciada para companhias de conteúdo que exigem grande tráfego de dados, como Google, Facebook e Netflix.

O Marco Civil da Internet aprovado pelo Brasil no ano passado não cita regras específicas quanto à questão, que ainda vai depender da regulamentação em curso pelo Governo Federal.

Em declaração recente, a Netflix comentou que os provedores de rede não podem discriminar fontes específicas de dados em prol de outros conteúdos, pois "uma regulamentação completa e sólida deve assegurar a inexistência de bloqueios, a inexistência de taxas de acesso e a inexistência de qualquer discriminação injustificada em qualquer ponto da rede controlada pela prestadora de serviços de telecomunicações".

Continua após a publicidade

Segundo a Agência Estado, a chance de se abrir um precedente para a cobrança diferenciada é mínima. "O texto do Marco Civil não permite esse tipo de cobrança, porque isso fere o princípio da neutralidade da rede. Além disso, seria muito complicado cobrar mais de quem é mais competente e consegue mais audiência", disse um informante ligado ao governo.

Fonte: INFO