Google Street View comemora aniversário de 10 anos

Por Redação | 30 de Maio de 2017 às 16h57

Criado a partir de uma ideia audaciosa de Larry Page em 2007, o Google Street View celebra dez anos de existência consolidado como a ferramenta líder no que diz respeito a explorar visualmente os quatro cantos do mundo.

Como tudo começou

Tudo começou quando Page decidiu criar um mapa em 360 graus do mundo. O primeiro protótipo foi desenvolvido em 2004, quando uma equipe do Google colocou câmeras em uma van e saíram filmando por aí. Dois anos depois, a equipe passou a visitar cidades dos Estados Unidos, publicando a primeira imagem oficial em 2007 e inaugurando, então, o Street View como o conhecemos.

O carro do Google Street View (Reprodução: Google)

“Enquanto nossos carros exploravam ruas ao redor do mundo, sentíamos que ainda faltavam alguns dos lugares mais bonitos da Terra: o mundo que existe além das estradas”, disse a empresa. Foi então que decidiram desenvolver plataformas personalizadas para chegar a locais onde carros não tinham acesso. Uma delas é o Trekker, projetado para andar por ruas estreitas ou trilhas, permitindo filmar lugares como o Grand Canyon, o Taj Mahal e as Ilhas Galápagos, por exemplo.

Com o Street View, organizações passaram a observar animais selvagens com mais facilidade, como elefantes e ursos polares em seus habitats naturais. Então o Google passou a posicionar suas câmeras em motocicletas, nas costas de camelos e em um Trolley para chegar a locais nunca antes imaginados pela equipe.

Depois do sucesso, o aprimoramento

Em 2013 a equipe do Street View começou a contar com a ajuda de voluntários pelo programa de empréstimos do Trekker, para que imagens em 360 graus de locais ainda mais remotos ou não explorados pudessem ser registradas por quem os conhece bem. Então, dois anos depois, o app da ferramenta foi criado para que qualquer pessoa pudesse publicar fotos panorâmicas de seus lugares favoritos no Google Maps.

Trekker do Street View posicionado nas costas do usuário para capturar imagens de tirar o fôlego (Reprodução: Google)

Atualmente, o gigante da internet já conta com mais de 20 novas câmeras compatíveis com o Street View, para que as pessoas consigam registrar suas aventuras com imagens de alta qualidade. Sim, qualquer pessoa pode fornecer imagens panorâmicas para o serviço!

No Brasil, já é possível visitar virtualmente o Parque Nacional do Iguaçu, vislumbrando a beleza singular das Cataratas do Iguaçu sem sair de casa, ou ainda, surfar pela Baía de Guanabara, bem como mergulhar em Fernando de Noronha.

A rua da sua casa

Além de trazer à tela do computador ou smartphone os cenários mais belos do mundo, o Street View também funciona como um mapa das ruas onde moramos. Para comemorar o aniversário de uma década de estreia do serviço, o Google convidou a YouTuber Taty Ferreira para colocar o Trekker em suas costas e capturar as ruas de sua cidade natal (Araxá, em Minas Gerais). As imagens registradas por Taty estarão em breve no mapa para que o mundo inteiro conheça esse local para lá de brasileiro.

No vídeo, vemos como foi o making of da produção:

“Não existe nada como a experiência de explorar o mundo, e o Street View pode dar um gostinho dos lugares que você vai ver pessoalmente um dia, te ajudar a lembrar dos lugares onde você já esteve, e também te permite explorar os lugares que você talvez nunca conheça pessoalmente, mas, ainda assim, terá a chance de conhecer”, disse o pessoal do Google. “Pegue seu smartphone e dê uma olhada. Muitas maravilhas te aguardam”, completou.

Atualmente, o Street View mostra imagens de todos os continentes, em 83 países, e já rodou cerca de 16 milhões de quilômetros com seu carro (e contando!).

Fonte: Google