Google Search deverá destacar jornalismo de dados para combater fake news

Por Jessica Pinheiro | 01 de Agosto de 2018 às 14h24
público
Tudo sobre

Google

O jornalismo de dados é uma vertente muito específica do segmento, responsável por conferir informações usando dados, gráficos, planilhas e, portanto, se tornando um forte combatente das fake news. Pensando nisso, a Google deverá se juntar a sites do gênero para destacar essas informações nos resultados de pesquisas.

Isso significa que quando o usuário procurar por uma informação específica como, por exemplo, a arrecadação de bilheteria de um filme ou as despesas de uma organização sem fins lucrativos em um determinado ano, as pesquisas mostrarão detalhes, gráficos e/ou números no topo dos resultados.

Esse recurso é uma iniciativa do Google News e, para fazer parte do projeto que visa combater as notícias falsas, as empresas que lidam com produção de conteúdo e informação precisam adicionar dados estruturados nos bancos de dados online existentes. Com isso, os algoritmos do Google conseguirão encontrar as informações e os editores podem administrar como esses dados serão exibidos aos leitores.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

(Imagem: Endgadget)

A ProPublica demonstrada na imagem acima é um dos sites com os quais a Google vem trabalhando neste projeto. A empresa emprestou seu banco de dados interativo para organizações sem fins lucrativos. Aos poucos, os portais de notícias estão, inclusive, selecionando profissionais dedicados ao jornalismo de dados para gerenciar este tipo de informação para os veículos em que trabalham. Tudo em favor do combate às fake news.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.