Google passará a exibir selo para sites otimizados para dispositivos móveis

Por Redação | 11.12.2014 às 09:14 - atualizado em 02.08.2017 às 08:55

O Google iniciou uma campanha global para estimular o desenvolvimento e a utilização de sites compatíveis com dispositivos móveis nesta quarta-feira (10). Ao fazer uma busca no Google a partir de um dispositivo móvel, o usuário irá saber quais sites têm suas páginas otimizadas para smartphones e tablets ao se deparar com o selo "Para Mobile". Segundo uma postagem da empresa em seu blog, o recurso visa ajudar os usuários a descobrirem com antecedência quais sites oferecem uma boa experiência de navegação em dispositivos móveis.

Quem acessa websites não customizados para ambientes mobile sabe como a experiência de navegação é prejudicada pela ausência da compatibilidade. Por esse motivo, o buscador mais famoso do mundo quer dizer ao usuário que, naquele site, ele não precisará aplicar zoom para conseguir navegar pelas informações.

Selo

A equipe de desenvolvimento do Google também criou uma ferramenta para ajudar nos testes de compatibilidade de websites em dispositivos móveis. Quem quiser participar, basta acessar o site Teste de Compatibilidade para ver se um site é compatível ou não.

Ao analisar os resultados obtidos na ferramenta é possível acompanhar dicas retiradas de um Guia de Dispositivos Móveis produzido pela equipe do Google. Com o guia, a gigante de Mountain View pretende ajudar donos de sites e desenvolvedores a tornarem suas páginas mais atraentes para os aparelhos móveis.

A implantação do selo "Para Mobile" deverá ser gradual e logo ele deverá aparecer nos resultados de busca de todos.

Fonte: Google Brasil (blog)