Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google parece ter desistido de lançar motor de busca censurado na China

Por| 16 de Outubro de 2018 às 13h17

Link copiado!

Google parece ter desistido de lançar motor de busca censurado na China
Google parece ter desistido de lançar motor de busca censurado na China
Tudo sobre Google

O CEO da Google, Sundar Pichai, afirmou não saber se a companhia vai, efetivamente, voltar à China com uma versão censurada de sua ferramenta de buscas. Durante a conferência de tecnologia Wired25, que aconteceu no último final de semana em São Francisco, nos Estados Unidos, ele confirmou a existência do Projeto Dragonfly, mas afirmou que ele não passou de uma experimentação para entender como a empresa poderia atuar no país asiático.

A declaração foi a mais completa já dada por um representante da companhia sobre o tema, mas, ainda assim, carece de informações mais detalhadas. De acordo com Pichai, a versão censurada seria capaz de entregar mais informações do que os motores de busca existentes na atualidade na China, sendo capaz de servir mais de 99% das buscas realizadas pelos utilizadores do país.

Por outro lado, o desenvolvimento de um projeto dessa categoria teria de balancear os ideais de liberdade de expressão e proteção à privacidade da Google com as leis locais da nação, o que representou um desafio à parte. Segundo Pichai, o nascimento do Projeto Dragonfly como uma iniciativa interna tem a ver com esse equilíbrio, de forma que a empresa pudesse entender como poderia trabalhar na China.

A Google deixou de operar no país em 2010 devido à forte censura sobre a internet existente por lá. Por outro lado, segundo o executivo, a empresa reconhece as necessidades do país, sua importância e a quantidade de usuários existentes ali, o que motivou o desenvolvimento do Projeto Dragonfly e todas as experimentações realizadas.

Continua após a publicidade

De acordo com os rumores, algumas dezenas de funcionários da Google teriam se demitido por conta da aproximação entre a empresa e o governo autoritário chinês, enquanto um grupo de mil deles assinou uma carta aberta exigindo transparência sobre o Projeto Dragonfly e sua utilização. A ideia era permitir o acesso ao mecanismo de busca por desenvolvedores de software e outros trabalhadores envolvidos em sistemas como algoritmos, sem que a iniciativa ficasse restrita apenas ao alto escalão.

As palavras do CEO da Google trazem um certo tom de desistência, mas, na realidade, demonstram incerteza, principalmente diante dos problemas internos e externos referentes não apenas à criação de um motor censurado em si, mas também ao escrutínio do Congresso americano sobre questões relacionadas a fake news e manipulação política.

O próprio Pichai deve comparecer diante dos políticos americanos em novembro para uma audiência sobre segurança digital e manipulação política. A expectativa é que o Projeto Dragonfly e possíveis relações entre a Google e o governo da China também sejam questionados.

Fonte: CNET