Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança novo visual do Gmail; veja as novidades

Por| 25 de Abril de 2018 às 10h27

Link copiado!

Google lança novo visual do Gmail; veja as novidades
Google lança novo visual do Gmail; veja as novidades

Após algumas semanas de rumores e informações, a Google finalmente começou a liberar a nova versão do Gmail para usuários finais e empresariais. O redesign aproxima a experiência com o serviço de e-mail na web daquela já disponível há anos nos celulares e tablets, com um visual mais limpo e recursos integrados a partir de outros serviços, além de novas funções que antes estavam disponíveis somente no aplicativo Inbox.

A primeira mudança que os primeiros usuários agraciados com a novidade encontrarão, claro, será a aparência. A Google passa a usar no Gmail os conceitos de Material Design já disponíveis em seus aplicativos e outros serviços, o que resulta em menos divisórias e botões coloridos pela tela, que ainda traz os mesmos recursos e não muda nada de posição.

Entre as grandes adições estão diferentes modos de exibição, que priorizam mensagens de acordo com critérios como a presença de anexos ou reduzem o tamanho das fontes de forma que mais mensagens caibam na tela. À direita, outra novidade, com uma integração direta entre o Gmail e o Google Agenda, facilitando a inserção de compromissos e aumentando o caráter automatizado dessa função.

Com isso, também surge uma atenção especial aos detalhes, com a Google afirmando que é possível fazer mais com menos cliques. Na medida em que os botões coloridos perderam espaço, mais recursos foram adicionados à tela inicial, que dá acesso direto a arquivos anexos, por exemplo, sem que seja preciso abrir os e-mails originais, ou indicadores de destaque para mensagens marcadas, indicando há quanto tempo elas estão sem resposta.

Continua após a publicidade

Uma das maiores novidades é a chegada das mensagens com timers de autodestruição, uma boa para e-mails sensíveis. Ao mandar uma mensagem, agora é possível configurar um tempo de disponibilidade a partir do momento em que ela é aberta, que pode ser de algumas horas a poucas semanas. Uma função importada de aplicativos sociais, mas que pode ser uma boa também para quem trafega informações importantes pelo Gmail.

O mesmo vale para o chamado “modo confidencial”, que oculta botões como “encaminhar” e recursos como a impressão de mensagens ou o download das informações. É claro, neste caso, a garantia de que isso acontecerá é somente no acesso por meio, também, da interface do Gmail e através do navegador Google Chrome, com o recurso podendo apresentar funcionamento irregular no contato com outros clientes de correio eletrônico.

Continua após a publicidade

Na experiência de comunicação, mais novidades. O Gmail agora ganha duas novas funcionalidades, sendo a “Soneca” a principal delas. Como o nome já indica, ela é capaz de ocultar um determinado e-mail por um período de tempo configurado pelo usuário, até que ele, por exemplo, esteja apto a responder a solicitação realizada.

É uma boa para os esquecidos, que podem abrir uma mensagem e nunca mais retornar a ela, mas que não precisam mais ficar lidando com a notificação de que há novos e-mails o tempo todo. Além disso, o Gmail ganha uma função de respostas rápidas, capaz de sugerir textos curtos e objetivos para que a ação possa ser feita em poucos cliques, sem que seja preciso digitar nada.

São opções como “Sim, recebido” ou “vamos nos encontrar na sexta-feira”, que aparecerão abaixo das mensagens originais e acima dos botões que permitem, efetivamente, respondê-las. Novamente, a ideia é agilizar a experiência, principalmente em e-mails que exigem apenas uma confirmação veloz, sem que seja preciso dedicar um tempo específico a isso.

Continua após a publicidade

Por fim, acompanham o redesign novas opções de segurança, que darão mais destaque para alertas de mensagens potencialmente perigosas, e uma ferramenta antispam mais proativa, que detectará newsletters e mensagens automáticas que o usuário não tem acessado, sugerindo realizar o descredenciamento automático a partir da própria home.

Como sempre acontece em liberações desse tipo, as novidades estão sendo disponibilizadas aos poucos. Mas caso o novo Gmail já esteja liberado para você, confira nosso tutorial e habilite a novidade agora mesmo!

Fonte: Google