Google lança Alerta SOS para instruir usuários em situações de emergência

Por Redação | 25.07.2017 às 14:50

A partir de agora, quando estiver acontecendo uma situação pública emergencial, como acidentes e incêndios, o Google exibirá no buscador e também no Maps o Alerta SOS, que está entrando em vigor a partir desta terça-feira (25).

“Durante um desastre, o acesso a informações corretas, no momento certo, é crucial”, explicou a companhia, que entende que “a tecnologia tem um papel vital ao fornecer informação para manter as pessoas seguras”. Portanto, o Alerta SOS chega para ajudar os usuários a entenderem, rapidamente, o que está acontecendo naquele local, adquirindo informações para decidir o que fazer durante a emergência.

Entre as informações exibidas estarão mapas, notícias e telefones de emergência, além de sites informativos e dicas. Caso o usuário esteja próximo da região atingida, ele poderá receber uma mensagem em seu celular informando o ocorrido com instruções sobre como proceder sem ser afetado.

O Alerta SOS fica visível mesmo se você não estiver próximo ao local, também aparecendo quando estiver fazendo buscas relacionadas, como, por exemplo, se pesquisar por algum nome que remeta ao local ou ao acidente. Além de informações, eventualmente também aparecerá um link para o usuário fazer doações a necessitados afetados pelo acidente.

Já no aplicativo móvel do Google Maps, o usuário também poderá conferir em tempo real como estão as ruas ao redor do local afetado, sabendo se há vias fechadas e como está o trânsito na região.