Google Imagens agora tem verificação de autenticidade no conteúdo da busca
Por Claudio Yuge | 22 de Junho de 2020 às 22h40
Uma das questões mais delicadas para as gigantes da informação atualmente é lidar com material enganoso e notícias falsas. Isso não se resume somente ao texto, pois é possível ver várias imagens descontextualizadas ou creditadas para autores errados. O Google sabe disso e já vinha há algum tempo trabalhando em um mecanismo para barrar essas entradas erradas no Google Imagens.
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“A partir de hoje, estamos divulgando informações de verificação de fatos no Google Imagens globalmente, para ajudar as pessoas a navegar por esses problemas e a fazer julgamentos mais informados sobre o que veem na rede. Isso se baseia nos recursos de verificação de fatos em Pesquisa e Notícias, que as pessoas encontram bilhões de vezes por ano”, diz o comunicado desta segunda-feira (22).
Com a novidade, ao pesquisar nas Imagens do Google, você pode ver o rótulo "Verificação de fatos" no próprio resultado da miniatura. Ao selecioná-lo para visualizar em um formato maior, é possível ver um resumo dessa autenticação. “Os rótulos de verificação de fatos aparecem nos resultados provenientes de fontes independentes e autorizadas na web, que atendem aos nossos critérios. Essas fontes contam com o ClaimReview, um método aberto usado pelos editores para indicar o conteúdo da verificação de fatos para os mecanismos de pesquisa”, explica a companhia.
Vale destacar que o YouTube também usa o ClaimReview para exibir painéis de informações de verificação de fatos no Brasil, Índia e Estados Unidos. A biblioteca completa desse sistema pode ser acessada por meio de uma ferramenta de busca dedicada e um conjunto de aplicações (API) aberto.
Por enquanto, ainda não vimos por aqui essa novidade, mas, assim como vários recursos lançados pelo Google, deve estar disponível muito em breve, dada à distribuição gradual para todos os países.
Fonte: Google