Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Imagens agora tem verificação de autenticidade no conteúdo da busca

Por| 22 de Junho de 2020 às 22h40

Link copiado!

Roteiro Digital
Roteiro Digital
Tudo sobre Google

Uma das questões mais delicadas para as gigantes da informação atualmente é lidar com material enganoso e notícias falsas. Isso não se resume somente ao texto, pois é possível ver várias imagens descontextualizadas ou creditadas para autores errados. O Google sabe disso e já vinha há algum tempo trabalhando em um mecanismo para barrar essas entradas erradas no Google Imagens.

“A partir de hoje, estamos divulgando informações de verificação de fatos no Google Imagens globalmente, para ajudar as pessoas a navegar por esses problemas e a fazer julgamentos mais informados sobre o que veem na rede. Isso se baseia nos recursos de verificação de fatos em Pesquisa e Notícias, que as pessoas encontram bilhões de vezes por ano”, diz o comunicado desta segunda-feira (22).

Com a novidade, ao pesquisar nas Imagens do Google, você pode ver o rótulo "Verificação de fatos" no próprio resultado da miniatura. Ao selecioná-lo para visualizar em um formato maior, é possível ver um resumo dessa autenticação. “Os rótulos de verificação de fatos aparecem nos resultados provenientes de fontes independentes e autorizadas na web, que atendem aos nossos critérios. Essas fontes contam com o ClaimReview, um método aberto usado pelos editores para indicar o conteúdo da verificação de fatos para os mecanismos de pesquisa”, explica a companhia.

Continua após a publicidade

Vale destacar que o YouTube também usa o ClaimReview para exibir painéis de informações de verificação de fatos no Brasil, Índia e Estados Unidos. A biblioteca completa desse sistema pode ser acessada por meio de uma ferramenta de busca dedicada e um conjunto de aplicações (API) aberto.

Por enquanto, ainda não vimos por aqui essa novidade, mas, assim como vários recursos lançados pelo Google, deve estar disponível muito em breve, dada à distribuição gradual para todos os países.

Fonte: Google