Google homenageia Brasília com exposição física e interativa do Arts & Culture

Google homenageia Brasília com exposição física e interativa do Arts & Culture

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Junho de 2022 às 17h43
Reprodução/Google

Na entrada do evento Google for Brasil, realizado ontem (14) em São Paulo, uma exposição de arte chamava a atenção dos participantes. Uma grande coleção de fotos foram dispostas pelo foyer para homenagear a cidade de Brasília, considerada um patrimônio brasileiro.

A exposição Brasília: Um Sonho Construído levou para o ambiente físico a coleção digital criada em homenagem aos 60 anos da capital federal, atualmente disponível no Google Arts & Culture. Brasília se tornou sexagenária em 2020, mas o ano de pandemia impossibilitou grandes comemorações.

Além de fotos expostas nas paredes, a exposição teve telões interativos para navegar pela exposição (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

O Google decidiu expor alguns destaques da coleção, como pinturas e fotografias que representam a arquitetura e as belezas de cidade modernista. Foram exibidas imagens em grandes molduras e telas touchscreen, na quais os convidados puderam navegar pela coleção digital.

A mostra foi realizada graças a uma parceria com 19 museus e instituições culturais brasileiras. A ideia é levar o usuário a um passeio imersivo pelos 60 anos de história com 100 exposições virtuais, mais de 4 mil imagens históricas e tours virtuais em 360° pelos principais museus da cidade.

Com isso, o Google quer incentivar que mais pessoas possam conhecer a história do país. A mostra teve a curadoria e colaboração de parceiros como o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Museu da Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal (STF) e outras 15 instituições sediadas em Brasília.

Outras iniciativas artísticas do Google

O evento teve ainda um exemplar da Art Camera, um equipamento fotográfico de altíssima resolução capaz de focar em detalhes invisíveis a olho nu de quadros. Na pintura exposta, foi possível ver detalhes da tinta e combinações de cores usadas por artistas, além das suas assinaturas ocultas.

A seção Super G trouxe várias aplicações do logo do Google para diversas situações brasileiras. O foco foi ressaltar marcos culturais locais e valorizar datas específicas, especialmente aquelas relacionadas a diversidade. Um ano da pandemia, Dia das Crianças, Setembro Amarelo, Consciência Negra e Nomes trans foram algumas das temáticas exibidas.

Para os amantes de Formula 1, a seção Android & MacLaren celebrou uma parceria entre as duas marcas com uma experiência de realidade aumentada. Bastava apontar o celular para ter uma projeção em 3D do carro usado pela fabricante na atual temporada da Fórmula 1. Dava para fotografar ao lado da versão virtualizada do veículo.

Em 2022, a escuderia britânica passou a usar dispositivos Android habilitados para 5G e navegadores Chrome durante as corridas e treinos da temporada, como forma de apoio aos pilotos e equipes. As marcas Android e Chrome são usadas na tampa do motor e nas rodas dos carros de Fórmula 1,
além dos capacetes e macacões dos pilotos Lando Norris e Daniel Ricciardo em 2022.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.